Movimentos sociais e entidades – entre elas a Pastoral da Criança - que lutam por mais recursos para a saúde pública estão iniciando esta semana mais uma grande mobilização. O objetivo é defender a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa percentuais mínimos de investimentos em saúde pela União, estados e municípios, em tramitação no Senado Federal. “Twittaço” “Dia do Branco” e encontros com senadores são algumas ações previstas.
Presidida pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), a Frente Parlamentar da Saúde realizou reunião nesta terça-feira, dia 8 de novembro. Perondi explicou que o plenário do Senado já aprovou requerimento de urgência para a matéria e que a reunião serviu para que fosse feita uma radiografia do trabalho de mobilização e de convencimento dos senadores.
A Frente Parlamentar defende a votação do projeto original, o PLP 121/07, aprovado em 2008 pelos senadores, que obriga a União a gastar o equivalente a 10% de suas receitas correntes brutas com a saúde. Nesta quarta, dia 9, os representantes da Frente Parlamentar visitaram a Plenária do Conselho Nacional de Saúde, na reunião presidida pelo ministro Alexandre Padilha, para ampliar as ações de convencimento junto aos senadores.
Segundo informaram representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), a entidade está promovendo reuniões e cafés da manhã com senadores e na próxima segunda-feira (14) deverá apresentar um balanço desse trabalho de convencimento. A entidade vai aproveitar o feriado da República e os próximos finais de semana para trabalhar os senadores em suas bases e não em Brasília, onde as agendas parlamentares são muito cheias.
Já o Conselho Nacional de Saúde, que realiza a 14ª Conferência Nacional de Saúde, a partir do próximo dia 30, em Brasília, promete levar os cinco mil participantes para uma passeata, partindo da catedral, até o Congresso Nacional.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também entrou de vez no movimento pelos 10% para a saúde e estará mobilizando prefeitos e secretários municipais de saúde em todo o país, para pressionar os senadores que ainda estão indecisos. A CNM vai atualizar seu portal na Internet e deixar bem clara a posição da entidade em favor dos 10% federais para a saúde.
TWITTAÇO E DIA DO BRANCO – a proposta é iniciar nesta quarta-feira, dia 9, um grande “twittaço”, com a utilização das redes sociais na internet. A ideia é espalhar na rede mundial de computadores a frase “#10 por cento para a saude ja". No dia 15, feriado da República, está sendo programado o “Dia do Branco”. O que se pretende é envolver toda a população na luta por mais recursos para a saúde.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Dep. Darcísio Perondi (www.darcisiopirondi.com.br)