A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nos dias 7 e 8, evento em comemoração às duas décadas de história do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia: "20 anos do PPGE: da saúde materno-infantil ao ciclo vital. Dentro da programação, ocorre I Encontro Científico de Egressos, que irá reunir, no Centro de Pesquisas em Saúde Dr. Amílcar Gigante, ex-alunos do programa que atuam em posição de destaque no Brasil e no exterior, nas diversas áreas de saúde coletiva.
O encontro científico inclui uma série de colóquios e palestras com a participação de egressos, professores do PPGE e pesquisadores de outros países. A primeira palestra será ministrada pelos fundadores do PPGE, os professores epidemiologistas Cesar Victora e Fernando Barros que irão contar a história da instituição. Victora e Barros são responsáveis por um dos maiores estudos epidemiológicos do mundo, denominado Coortes de Nascimento de Pelotas. Segundo eles, a criação do Pós-Graduação deu-se pela necessidade de qualificar profissionais para atuar nesse estudo, na época, único no Brasil.
Entre os convidados para o evento, destaca-se o coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, que apresenta, na segunda-feira, o colóquio "Intervenções factíveis chegando a todas as mães e crianças pobres", relatando a parceria entre a Universidade e a Pastoral. Neumann concluiu o curso de mestrado em Epidemiologia da UFPel em 1997, quando já atuava na Pastoral da Criança e desenvolvia o relacionamento de cooperação entre as instituições. O trabalho conjunto resultou, entre outros projetos, na campanha "Dormir de barriga para cima é mais seguro", apoiada pela Pastoral da Criança em âmbito nacional e desenvolvida com base nos dados de estudos do programa. A recomendação, adotada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pode reduzir em 70% o risco de morte súbita infantil.
Fundado em 1991, por iniciativa dos médicos Cesar Victora, Fernando Barros, Luiz Fachinni e Jorge Béria, o PPGE foi o primeiro programa de saúde coletiva no Brasil a receber a nota máxima na avaliação da Capes (Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com cursos de pós-graduação que servem de referência nacional em epidemiologia, mantém atualmente linhas de pesquisa nas áreas de concentração em Saúde e Nutrição do Adulto, Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente, Saúde Ocupacional e Ambiental, Epidemiologia dos Serviços de Saúde e Estudos do Ciclo Vital.
Ao longo de duas décadas, o programa tem contribuído para a formação de uma rede internacional de profissionais que se destacam por sua contribuição à epidemiologia. Nas comemorações de 20 anos, vários desses profissionais atuantes em Pelotas, no Brasil e em outros países, como Canadá, Inglaterra e México, retornam à instituição de origem, apresentando resultados de pesquisas científicas e de experiências bem-sucedidas com populações em diferentes regiões do mundo. Participante do I Encontro Científico de Egressos, o doutor em epidemiologia pela UFPel, Diego Bassani, atualmente trabalha na Escola de Saúde Pública da Universidade de Toronto, no Canadá. "O PPGE abriu as portas para que eu pudesse desenvolver meu trabalho a favor da redução de algumas desigualdades sociais em saúde. Em minha palestra, pretendo discutir visões sobre a vida acadêmica, a aplicação da ciência na saúde pública e a responsabilidade em pesquisa epidemiológica".
Fonte: A.I. Epidemiologia UFPel