A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda Arns Neumann, será homenageada com a Comenda Dom Luciano de Almeida no dia 27 de agosto, em Mariana (MG). O. evento acontecerá após a Celebração Eucarística em memória de Dom Luciano, por ocasião do segundo ano de seu falecimento

A Comenda foi instituída por Dom Geraldo Lyrio Rocha, atual arcebispo metropolitano de Mariana e reitor da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), para ressaltar a importância do legado espiritual, social e intelectual deixado por Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi arcebispo metropolitano de Mariana e fundador da FAM.

Esta é a primeira edição da condecoração, também receberão a Comenda a família Mendes de Almeida, Dom Joaquim Mol, Dom Leonardo de Miranda Pereira, Dr. Pedro Paulo Christovam dos Santos, Paulo Augusto da Silva.

Dra. Zilda Arns será homenageada pelo extenso trabalho de promoção da saúde pública de qualidade e da cidadania nas comunidades mais pobres de todo o Brasil. Fundada há 25 anos, a Pastoral da Criança atua em 42.319 comunidades pobres, em todos os estados brasileiros, disseminando ações de educação e saúde entre as famílias com gestantes crianças de zero a seis anos.

Em todo o país são acompanhadas cerca de 2 milhões de crianças e gestantes, por mais de 260 mil voluntários. Todas elas são visitadas mensalmente em suas casas pelos líderes voluntários, que também organizam o dia da Celebração da Vida, conhecido como dia do peso, e se reúnem para avaliar a evolução do desenvolvimento das crianças das suas comunidades. Esse trabalho já salvou milhões de vida e consegue manter a taxa de mortalidade infantil em 11 mortes por mil crianças nascidas vivas e o índice de desnutrição em 3,1%, entre as crianças acompanhadas.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em 2003, inspirada na mesma metodologia da Pastoral da Criança, adaptada às necessidades das pessoas com mais de 60 anos. Atualmente está presente em 25 estados brasileiros. No total, são acompanhados 110 mil idosos, em 568 municípios.