Com a participação de mais de mil delegados escolhidos nos municípios do Paraná, a plenária final da 10ª Conferência Estadual de Saúde – dia 19, em Curitiba - aprovou mais de 400 propostas para garantir o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas foram elaboradas por usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS nas 394 conferências municipais, nas oficinas da 10ª conferência e a partir de teses enviadas por entidades. Das propostas aprovadas, 35 serão levadas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro.
Comunicação e controle social
No primeiro dia da conferência foram realizadas oficinas temáticas, sendo que cada oficina levantou três propostas para aprovação da plenária. Representante da CNBB na Conselho Nacional de Saúde, o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança Clóvis Boufleur ministrou a oficina "Uso da comunicação para o fortalecimento do controle social".
Propostas da oficina de comunicação que foram aprovadas na plenária final:
- Promover oficinas municipais de comunicação e mobilização e material educativo para a população e os conselhos municipais de saúde;
- Promover o acompanhamento permanente das decisões das Conferências Municipais de Saúde, com informação e comunicação e participação dos delegados eleitos para a etapa estadual, com disponibilização de informação para toda a população;
- Promover a mobilização social para a prevenção e combate a dengue através de ações de comunicação.
Durante a oficina foram realizados exercícios práticos de comunicação, mostrando como as redes sociais podem auxiliar a comunicação dos conselhos de saúde. O coordenador dos trabalhos, Clóvis Boufleur, publicou no facebook, em tempo real, fotos e vídeos da oficina. “Nosso objetivo foi mostrar aos participantes as novas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e que favorecem a mobilização social”, disse Boufleur.
Delegados aprovam moção a favor da Vida
No relatório final também serão inseridas as 22 moções aprovadas. Para ser lida pela plenária, cada moção (proposta apresentada em uma assembleia deliberativa por um dos seus membros) precisou da assinatura de 96 delegados presentes na conferência. Os delegados representantes da Pastoral da Criança aprovaram a moção a favor da Vida, que a protege desde o seu início na concepção. A moção recebeu mais de 276 assinaturas de aprovação, sendo a moção com maior número de assinaturas favoráveis.
No Paraná foram escolhidos 140 delegados para representar o estado na Conferência Nacional de Saúde. 70 são representantes do segmento de usuários do SUS, 35 são do segmento de trabalhadores e 35 dos segmentos de gestores e prestadores do sistema. Também foram escolhidos 27 suplentes. O número de delegados é definido pelo quantitativo populacional, de acordo com regimento da conferência nacional. A Pastoral da Criança irá participar com dois delegados, a coordenadora estadual Clarice Siqueira do Santos e a coordenadora do setor de Toledo Maria da Conceição Bartmanovic.
A próxima conferência estadual será realizada em 2015. Até então, o Paraná era o único estado que realizava conferências a cada dois anos. Esta medida vai permitir que a Conferência Estadual seja realizada no mesmo ano que a Conferência Nacional, a cada quatro anos.
Assessoria de Comunicação