Dois representantes da Pastoral da Criança em Araguaína (TO) vão representar a cidade na etapa estadual preparatória da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram eleitos delegados dia 21 de setembro, durante a conferência municipal, a coordenadora do setor de Araguaína, Irmã Fiorinda Dilecta Segala, e o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geraldo Francisco da Silva.
Na programação da conferência municipal, a educadora Maristela Cizeski, representante da Pastoral da Criança no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), falou sobre o tema “Criança e adolescente: prioridade absoluta”. Maristela também destacou as ações da Pastoral da Criança na sua missão de salvar vidas, e em especial o trabalho realizado pela coordenadora local. “Acompanhei Irmã Fiorinda em visita às comunidades e líderes de Araguaína e pude constatar a sua dedicação e luta em defesa da vida e de uma sociedade mais justa e fraterna”, frisou Maristela.
As conferências – em todas as etapas – são importantes instrumentos de mobilização da sociedade para influenciar a agenda do governo e indicar prioridades. O objetivo geral da 9ª Conferência é mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Nos últimos anos, a Pastoral da Criança vem intensificando sua participação no Controle Social prioritariamente por meio dos conselhos de Saúde, Segurança Alimentar, Assistência Social, e Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente, a entidade tem 90 conselheiros (titulares e suplentes) estaduais e algumas centenas em conselhos municipais.
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança