Articuladores e outros representantes da Pastoral da Criança estão participando das etapas municipais da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Brasília, em julho de 2012. Nos municípios, as conferências devem acontecer entre os meses de agosto a novembro, informa a educadora Maristela Cizeski, representante da Pastoral da Criança no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que participou dia 28 de setembro da conferência municipal de Macapá (Amapá).

Duas representantes da Pastoral da Criança foram eleitas delegadas para a conferência estadual (Amapá). A articuladora Maria Ivete Soares e a coordenadora do ramo São Pedro e titular no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lea Chaves Lobato, vão participar da etapa estadual que deve acontecer entre os meses de fevereiro e maio de 2012.

As conferências – em todas as etapas – são importantes instrumentos de mobilização da sociedade para influenciar a agenda do governo e indicar prioridades. O objetivo geral da 9ª Conferência é mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Nos últimos anos, a Pastoral da Criança vem intensificando sua participação no Controle Social prioritariamente por meio dos conselhos de Saúde, Segurança Alimentar, Assistência Social, e Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente, a entidade tem 90 conselheiros (titulares e suplentes) estaduais e algumas centenas em conselhos municipais.

 

Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança