“Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo” é o tema da exposição do repórter fotográfico Douglas Mansur que pode ser visitada no Memorial de Curitiba até o dia 23 de outubro. Iniciativa da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança em comemoração aos 90 anos de vida e doação de Dom Paulo Evaristo Arns, a coletânea de 55 imagens mostra o trabalho desenvolvido pelo cardeal por mais de 20 anos junto aos movimentos sociais, sindicais e comunidades de base.
Dom Paulo Evaristo Arns é uma das lideranças religiosas mais expressivas no Brasil, que atualizou o carisma franciscano em sua própria vida na luta pelo fim da desigualdade social, em defesa dos direitos dos pobres. Combateu a ditadura militar. Agiu em favor das vítimas da repressão e tornou-se o bispo da defesa dos direitos humanos dos pobres e excluídos. Incentivou a formação e o fortalecimento das comunidades eclesiais de base e ressaltou que a fé católica deve ser feita pelo povo, nas ruas, e não somente nos templos.
Natural de Forquilhinha (SC), Dom Paulo Evaristo Arns foi consagrado bispo em 1966 e elevado a arcebispo em 1970. Permaneceu à frente da Arquidiocese de São Paulo até o ano de 1998. Hoje, vive na simplicidade franciscana em Taboão da Serra-SP, na Congregação Franciscana da Ação Pastoral. Irmão da Dra. Zilda Arns Neumann, é cofundador da Pastoral da Criança.
Douglas Mansur é repórter fotográfico, mestre no Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e membro do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos – SP. Ele acompanha desde os anos 80 o trabalho de Dom Paulo Evaristo Arns junto às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), negros e indigenas.
Serviço:
Exposição Fotográfica "Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo", de Douglas Mansur, sobre a trajetória de Dom Paulo Evaristo Arns.
Local: Memorial de Curitiba, rua Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico.
Data e Horário: de 16 de setembro a 23 de outubro de 2011. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca.
Colaboração: Ir: Núbia Maria da Silva - Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança