A Pastoral da Criança do ramo de Ceará-Mirim/RN, realizou no fim de semana, dos dias 27 e 28 de agosto, o 1º Mutirão em Busca das Gestantes. No sábado, os agentes visitaram as casas da Comunidade de Nossa Senhora das Dores (Nova Descoberta), e no domingo foi a vez da comunidade de Nossa Senhora da Conceição (Vale do Amanhecer).
"Visitar todas as casas da comunidade é a melhor maneira para encontrar as gestantes que ainda estão sem o acompanhamento da Pastoral da Criança, pois quanto mais cedo ocorrer o cadastramento, com mais qualidade será o acompanhamento pela pastoral", afirma a Coordenação de Ceará-Mirim.
Esta é uma ação desenvolvida nacionalmente, uma vez por ano, nas comunidades assistidas pela Pastoral da Criança.
O que é o Mutirão em Busca da Gestante
No Brasil, muitas crianças morrem nos primeiros dias de vida, a grande maioria por causas que podem ser prevenidas. O acompanhamento das gestantes pela Pastoral da Criança, de modo geral, inicia-se muito tarde, seja porque o líder não sabe que há grávidas nas famílias cadastradas, pela gestante esconder a gravidez ou por qualquer outro motivo. A Pastoral da Criança orienta que os líderes, a cada 3 meses, visitem todas as casas da sua comunidade, para encontrar as gestantes que estão no início da gestação. Esse é o momento de cadastrar as novas gestantes, entregar as cartelas dos laços de amor.