"Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo" é o tema da exposição do repórter fotográfico Douglas Mansur que acontecerá nos dias 16 de setembro (às 19:30 h) a 23 de outubro de 2011, no espaço Mezanino da Praça do Iguaçu, no Memorial de Curitiba-PR, em comemoração aos 90 anos de vida e doação do Cardeal Arns que aniversaria hoje (dia14).
 
Veja aqui momentos do lançamento da exposição de fotos.

Mansur retrata a missão de Dom Paulo com a coletânea de 55 fotos. São 20 anos de trabalho, desde os anos de 1980, de Dom Evaristo Arns junto às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), negros e indígenas.Dom Paulo Evaristo Arns é uma das lideranças religiosas mais expressivas no Brasil, que atualizou o carisma franciscano em sua própria vida na luta pelo fim da desigualdade social, em defesa dos direitos dos pobres. Combateu a Ditadura Militar. Agiu em favor das vítimas da repressão e tornou-se o bispo da defesa dos direitos humanos dos pobres e excluídos.

Cardeal Arns é um brasileiro de Forquilhinha-SC, que ensinou nunca perder a esperança e a vencer o medo em nome do compromisso com a causa do Reino de Deus. Incentivou a formação e o fortalecimento das CEBs e ressaltou que a fé católica deve ser feita pelo povo, nas ruas, e não somente nos templos.

O Arcebispo emérito de São Paulo Dom Evaristo Arns é franciscano e, como São Francisco é testemunha do Evangelho para todas as gerações. Consagrado bispo em 1966. Elevado Arcebispo em 1970. Permaneceu à frente da Arquidiocese de São Paulo, como referência até o ano de 1998.

Hoje, vive na simplicidade franciscana em Taboão da Serra-SP, na Congregação Franciscana da Ação Pastoral. É co-fundador da Pastoral da Criança, irmão da Dra. Zilda Arns Neumann a quem, também, dedicou sua vida pela mesma causa, uma das vítimas do terremoto no Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010.

Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Ação Comunicação Popular

Fotos: Douglas Mansur