A cárie dentária é um problema de saúde bucal em todo o mundo. No Brasil, apesar das atividades educativas nas escolas e unidades de saúde, um grande número de pessoas ainda desconhece as principais doenças da boca, suas origens e como evitá-las. Por isso, o líder da Pastoral da Criança deve em todas as ocasiões – visitas e celebrações da vida – reforçar as orientações sobre a prevenção da cárie e doenças da gengiva em gestantes e crianças acompanhadas.

 

 

Além do material didático – o livro “Prevenindo a Cárie e as Doenças de Gengiva” - o líder recebe capacitação específica para reforçar seus conhecimentos sobre saúde bucal. Coordenadora da Oficina de Saúde Bucal realizada em Curitiba, dia 29 de julho, a dentista Sílvia Maria Prado Lopes Queiróz frisa que a capacitação “aumenta o conhecimento do líder sobre saúde bucal e com isso ele sente-se muito mais seguro para abordar o tema com as famílias”.

 

 

A Oficina, realizada na sede da coordenação nacional, teve 18 participantes entre dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, na sua maioria servidores das prefeituras de Região Metropolitana de Curitiba. “O objetivo dessa oficina é sensibilizar esses profissionais para o trabalho da Pastoral da Criança e mostrar a metologia utilizada para a capacitação em saúde bucal”, destaca Silvia Queiróz. Concluída a oficina, os participantes estarão aptos para capacitar os líderes segundo a metologia adotada pela entidade.

 

Voluntária da Pastoral da Criança há 16 anos, Sílvia Queiróz identificou a necessidade de maior capacitação do líder na área de saúde bucal em sua dissertação de mestrado. Pesquisa realizada em 2008 apontou que 50% dos líderes entrevistados não tinham segurança sobre seus conhecimentos sobre saúde bucal para orientar as famílias.

 

Tema já trabalhado na capacitação do Guia do Líder, a saúde bucal passou a receber mais atenção porque a cárie e os problemas de gengiva são as doenças da boca que mais atacam as pessoas no mundo, principalmente as mais carentes. “Daí a importância de aprofundar o tema nas Oficinas de Saúde Bucal e definir uma metodologia de capacitação”, diz o cirurgião dentista e sanitarista Eduardo Peixoto Santos, assessor da Pastoral da Criança.

 

Hoje os líderes da Pastoral da Criança, de norte a sul do país, são capacitados numa mesma metodologia, que ajuda a garantir que os conteúdos e as práticas mais importantes sejam realizados por todos. A partir da equipe nacional integrada por dentistas e técnicos em cinco regiões do país, as oficinas formam multiplicadores e capacitadores. São estes que vão capacitar os líderes que atuam junto às famílias cadastradas, visitando mensalmente e conversando com elas sobre os conteúdos aprendidos nas capacitações.

 

Shirley Galupo

 

Assessoria de Comunicação

 

Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

 

comunic@pastoraldacriança.org.br