Com o tema desenvolvimento infantil, a Pastoral da Criança em São Paulo foi uma das vencedoras do Prêmio Milton Santos, promovido pela Câmara Municipal da Capital. A premiação reconhece as iniciativas que promovem formas locais de organização, desenvolvimento social e cultural na cidade.
 

Maria do Rosário Gazzola de Souza, coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, recebeu a medalha em nome da entidade na solenidade realizada dia 21 de junho.

 

No projeto apresentado à Câmara foram destacados os objetivos da Pastoral da Criança na promoção do desenvolvimento integral das crianças desde a concepção até os seis anos de idade em seu contexto familiar e comunitário.

Assim como, a participação do voluntariado na concretização de ações
preventivas de saúde, nutrição, educação cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres".

Para Maria do Rosário, "o mais importante no nosso trabalho é a missão que assumimos, de discípulos missionários a exemplo de Jesus, como objetivo maior de levar vida a todas as pessoas sem distinção de raça, cor, credo religioso e partido político. Cabe a nós fortalecer cada vez mais esta missão, levando em conta que os responsáveis por esta premiação são os lideres que atuam diretamente nas comunidades com as famílias acompanhadas e coube a nós representá-los".

 

Na cidade de São Paulo, a Pastoral da Criança acompanha 22.040 crianças de zero a seis anos e 903 gestantes. Com 3.475 voluntários, atua em 374 comunidades das regiões Lapa, Sé, Belém, Brasilândia, Santana, Ipiranga, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Campo Limpo.

 

Colaboração: Cristiane Reimberg, multiplicadora de comunicação popular da Pastoral da Criança