A Pastoral da Criança realizou no final do mês de fevereiro a Assembléia Ordinária Eletiva da Região Ipiranga. Na ocasião, Cecília Yumi Valverde foi reeleita coordenadora, com mandato para mais dois anos. Seu nome foi ratificado pelo bispo dom Tomé Ferreira da Silva a partir de lista tríplice escolhida pelas coordenadoras dos 17 ramos presentes, multiplicadoras e capacitadoras das ações: Guia do Líder; Saúde Bucal; Alimentação Saudável e Hortas Caseiras; Brinquedos e Brincadeiras; Comunicação Popular; Articuladores de Saúde e Conselho Econômico.
O encontro proporcionou a formação contínua das voluntárias e foi marcado pela prática. A atividade Brinquedos e Brincadeiras abordou a importância do “brincar”. O grupo produziu brinquedos de sucata depois presenteados entre as participantes. Houve ainda um resgate de brincadeiras, como passa anel e corre cotia, e músicas de roda antigas, por exemplo, pedrinhas de brilhante, pão na casa do João. A idéia é trabalhá-las junto às crianças das comunidades, nos dias da Celebração da Vida.
Para reforçar a proposta de alimentação saudável, no lanche da tarde, foram servidos sucos naturais, frutas e granola com iogurtes caseiros. Também foram plantadas mudas de temperos e verduras. Já na Ação de Comunicação Popular, as participantes produziram um Jornal Mural e apresentaram uma peça de teatro, ambos retratando o cotidiano do trabalho da Pastoral da Criança.“É preciso conhecer todas as ações da Pastoral da Criança e descobrir as pessoas que querem participar, mas estão escondidas”, acredita a coordenadora do Setor Ipiranga, Cecília Valverde.
Outros temas trabalhados durante a assembléia foram saúde bucal, prestação de contas e a abrangência de cada ramo a partir do Sistema de Informação. O objetivo foi reforçar a importância de repassar os dados locais para a Coordenação Nacional.
Também estiveram presentes, em diferentes momentos, o bispo da Região Episcopal Ipiranga, dom Tomé, que celebrou uma missa; o coordenador estadual da Pastoral da Criança, José de Anchieta; a coordenadora da Arquidiocese de São Paulo, Maria do Rosário; Padre Natal, da Paróquia São Vicente de Paulo, novo assessor espiritual da Pastoral da Criança na região e o apoio da coordenação nacional em São Paulo, Ednilson Cunico.
Texto: Cristiane Reimberg, multiplicadora de comunicação popular