altO Ministério da Saúde lança no próximo dia 24 de março - Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose - nova campanha para estimular o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença que, no Brasil, registra cerca de 85 mil novos casos por ano.

A campanha veiculada em nível nacional em rádio, televisão e outros meios de comunicação vai atingir a população em geral e, também, os profissionais de saúde que atuam nas mais diversas áreas, através de materiais específicos.

 

Como instituição parceira do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (Ministério da Saúde), a Pastoral da Criança divulga informações sobre a doença que tem tratamento e cura. Atua principalmente na motivação dos líderes comunitários a promover ou participar de ações de prevenção da doença em seus municípios.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 3 semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peite, febre no fim do dia e suor noturno.

Saiba mais sobre o assunto na entrevista do médico Rodney Frare Silva, professor de Pneumologia da Universidade Federal do Paraná, publicada no Jornal Pastoral da Criança, edição de março 2011.

1) Dr. Rodney, o que é a tuberculose?

Dr. Rodney: Tuberculose é uma doença infecciosa transmissível que afeta primordialmente os pulmões, mas não só os pulmões. Vários outros órgãos podem estar afetados também pela tuberculose. O grande ponto que deve ser destacado é que, infelizmente, o Brasil ainda tem cerca de 85 mil casos de tuberculose por ano. Casos novos de tuberculose. E, infelizmente, nós temos 5 mil brasileiros que morrem por ano por esta doença.

 

2) Quem está mais sujeito à tuberculose?

Dr. Rodney: A faixa etária de maior incidência é entre os 20 e 40 anos. Não é nem idoso nem criança, embora sejam faixas etárias também afetadas. É a faixa etária de maior produtividade, do trabalhador ou da trabalhadora. Por que? Porque as pessoas estão em contato com outras no trabalho, no futebol, em ambientes fechados, e com pessoas tossindo ao lado delas, transmitindo a doença.

 

3) Quais são os sintomas da tuberculose?

Dr. Rodney: A tuberculose pulmonar, que é a transmissível, que é essa que é a mais importante e que detém cerca de 90% dos casos de tuberculose, tem como sintomas: tosse por duas, três, quatro semanas. A partir daí, a pessoa começa a ter expectoração, ou seja catarro e muitas vezes vem com sangue. Quando vem com sangue, em geral a pessoa se alerta e vai ao médico, mas não precisa ter sangue para ir ao médico. Toda pessoa com tosse e expectoração por mais de três semanas já deve ir ao médico. Além da tosse e escarro, eventualmente com sangue, é sudorese, suor noturno. São pessoas que suam muito durante à noite, principalmente do tórax para cima e na cabeça. Outra coisa muito importante é a perda de peso. Podemos falar também da febre vespertina, ou seja, uma febre de fim de tarde. Então, a pessoa passa relativamente bem durante o dia, no fim da tarde começa a ficar prostrada.

 

4) Criança também tem tuberculose?

Dr. Rodney: Infelizmente sim. Então veja, a proteção que é dada às crianças é feita pela vacina. Uma criança vacinada ela está protegida contra as formas graves da tuberculose.

 

5) A gestante que tem tuberculose pode fazer o tratamento?

Dr. Rodney: Perfeitamente. Os medicamentos usados na tuberculose são prescritos pelo médico que vai orientar a gestante corretamente, com alguns cuidados especiais.

 

6) Dr. Rodney, o bebê de mãe com tuberculose pode mamar no peito?

Dr. Rodney: Pode e deve. A mãe que tem tuberculose vai usar uma máscara para proteção durante a amamentação, mas este leite é extremamente importante para o nenê. E mais uma coisa, com o tratamento da tuberculose em 15 dias a mãe deixa de transmitir a doença.

 

7) Muita gente interrompe o tratamento da tuberculose. Se interromper o tratamento o que é que acontece?

Dr. Rodney: Esse talvez, junto com a questão dos sintomas, para o público leigo, eu diria que é o dado mais importante dessa conversa. Se parar o tratamento, a doença, em termos simples, ela encrua, ela fica escondida lá dentro. E depois ela volta, é a famosa recaída, e de uma forma muito mais grave. A gente tem que tomar o remédio conforme a orientação do médico, por 6 meses.

 

8) Como podemos prevenir a tuberculose?

Dr. Rodney: A primeira forma de prevenção é justamente a vacina. Hoje, no Brasil toda criança que nasce, dentro do primeiro mês, faz a vacina. Então, a vacina é uma forma importante de prevenção. A primeira é a vacina, a segunda é a “quimioprofilaxia” e a terceira sim, mais importante, é que as pessoas que estão doentes devem ir logo ao médico, porque são elas que transmitem a doença.