altMissa e homenagens marcaram a despedida do co-fundador da Pastoral da Criança, d. Geraldo Majella Agnelo, da função de Arcebispo de Salvador (BA) nesta sexta-feira, dia 11. A última missa celebrada por d. Geraldo lotou a Igreja do Bonfim e foi, segundo o cardeal, um ato de ação de graças pelos 12 anos à frente do cargo.

Em 12 de janeiro, d. Geraldo teve seu pedido de renúncia ao cargo de arcebispo de Salvador aceito pelo papa Bento XVI. O pedido havia sido apresentado ao Vaticano em 2008 - quando o religioso completou 75 anos.

 

Para o lugar de d. Geraldo, o Vaticano designou o arcebispo de Florianópolis, d. Murilo Krieger, que assume a arquidiocese de Salvador no próximo dia 25.

 

 

Criação da Pastoral da Criança

D. Geraldo Majella esteve ao lado da Dra. Zilda Arns na criação da Pastoral da Criança em 1983. Na época, Arcebispo de Londrina, ele foi indicado pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para acompanhar o desenvolvimento da proposta de trabalho.

O projeto-piloto foi implantado em Florestópolis, cidade pertencente à Arquidiocese de Londrina, no norte do Paraná, que apresentava alto índice de mortalidade infantil. A metodologia comunitária ali desenvolvida de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres redeu frutos. A Pastoral da Criança, 27 anos depois, está presente em mais de 4 mil municípios brasileiros e em 19 países.