CPF lavar as maosA Pastoral da Criança em parceria com a Lifebuoy – marca de sabonetes antibacterianos da Unilever – desenvolve, desde 2010, uma campanha que incentiva o ato de lavar as mãos. Trata-se de um compromisso com o desenvolvimento saudável das crianças e a multiplicação de informações para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ao longo dos anos, essa parceria foi aprimorada e desenvolveu-se um programa de 21 dias de boas práticas de higiene – a partir de um kit com um carimbo (testado e aprovado) e cartilhas com atividades educativas. Para acessar esta cartilha, clique aqui.

Saiba mais: Metodologia da campanha

Em 2013, o kit da Unilever foi distribuído nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. “Nesses lugares, houve uma diminuição no número de crianças levadas ao serviço de saúde”, relata Clóvis Boufler, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.

Em agosto de 2014, os setores dos outros estados receberam o material da Unilever, para planejar as ações da campanha para o mês de outubro. A expectativa é que, repetindo alguns resultados já obtidos, se concretizem melhorias na saúde e na qualidade de vida das famílias.

Atividades realizadas durante a Celebração da Vida

As orientações relacionadas aos cuidados de higiene fazem parte do cotidiano do voluntariado, são reforçadas no Guia do Líder e nas diversas atividades desenvolvidas nas comunidades, como demonstra o exemplo a seguir.

No dia 20 de agosto, a comunidade do Bate Facho, ligada à Diocese de São Salvador da Bahia, na capital do estado (BA), realizou uma oficina sobre um dos principais hábitos de higiene que deve estar presente em nosso dia a dia. A atividade aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

“Teve como objetivo, na Celebração da Vida, ensinar as crianças como é importante lavar as mãos sempre, para não pegar bactérias e nem outras doenças”, explica Tatiane Lima, que faz parte da Pastoral da Criança há 12 anos e hoje atua como líder, brinquedista e comunicadora.

Dra. Zilda

“Suas ações geram a transformação social das famílias na comunidade e fazem com que as crianças transformem-se em sementes de paz, garantindo um mundo mais justo e fraterno para todos”.

Papa Francisco

“Viver com fé significa colocar toda a nossa vida nas mãos de Deus, especialmente nos momentos difíceis”.

“Sempre na Celebração da Vida, as líderes orientam as crianças e mães a lavarem as mãos. Neste ano, será ainda mais festiva a participação”, afirma Angela das Graças Teixeira, coordenadora em Formiga (MG).

Maria da Glória Marinho Neves, coordenadora de área no setor Oeste do Rio de Janeiro (RJ), Arquidiocese de São Sebastião, também conta que essa orientação é constate, principalmente quando há merendas e manuseio de alimentos. Em relação aos materiais recebidos no mês de agosto e já testados no ano anterior, ela comenta que as crianças receberam bem a ação, que incluía muitos desenhos e brincadeiras: “Eles gostam de mexer na água, é uma festa”. Mas a equipe de Glória também chama a atenção para o desperdício: “Nós aqui ainda não temos esse problema de falta de água, mas desde já, temos que ir conscientizando”, diz a coordenadora.

A campanha com o foco no ensinamento sobre lavar as mãos, vem como uma estratégia para fortalecer os hábitos saudáveis, com uma metodologia lúdica – em que a criança aprende brincando e fixa os ensinamentos.

Condições de vida: um olhar mais abrangente

Para garantir boas condições de higiene, os líderes também podem observar outros aspectos, tem a ver com o poder público. Onde você mora e visita as famílias existe esgoto a céu aberto? Existe coleta de lixo? Há saneamento básico e acesso à água segura? É potável a água que sai das torneiras nas comunidades? Todas essas questões influenciam a saúde das famílias. As dificuldades devem ser relatadas às autoridades, buscando as instâncias que possuem os meios para solucionar os problemas. Esse papel de articular e mobilizar a sociedade também é uma das características importantes da Pastoral da Criança.

Saiba mais: Campanha incentiva hábitos de higiene das mãos para prevenir doenças