Olá, lider, 

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano parece ter sido feito também para vocês, líderes. Vocês que, ao terminarem a capacitação no Guia do Líder, se comprometem e são enviadas para, com sua ação e seu exemplo, ajudar na construção do reino de Deus aqui na terra. Cada atividade que fazem no mês: Visita Domiciliar, Celebração da Vida, Reunião de Reflexão e Avaliação - RRA renovam o exemplo de Jesus, que veio nos mostrar que o amor a Deus se demonstra também com o amor ao próximo. 

 

Vamos começar este mês a conversar sobre a Visita Domiciliar que vocês fazem às famílias de sua comunidade que têm crianças e gestantes. Nessa "conversa", procuraremos trazer questões que temos visto quando conversamos e acompanhamos líderes. Nas visitas, no frente a frente com as famílias, vendo seus problemas, dificuldades, mas também partilhando suas alegrias e progressos, vocês muitas vezes se animam, e outra vezes desanimam, não é? Esperamos com essas “conversas” ajudar vocês levantando algumas questões, trazendo ideias, reforçando informações  para tentar manter ou renovar o empenho que vocês sentiam quando começaram este trabalho, de partilhar conhecimentos e solidariedade. 

Iniciamos perguntando: como você faz para preparar suas visitas às famílias?

Cada líder se organiza para fazer as visitas de acordo com sua disponibilidade e a realidade das famílias que acompanha. Alguns combinam com a mãe, o pai, a gestante um dia para visita; outros aproveitam  tempos livres no seu dia para visitar. Já outros, mesmo sem dia fixo, sempre avisam quando vão visitar as famílias. Seja qual for a maneira como vocês fazem para visitar, fazer antes uma pequena preparação ajuda, vocês não acham?

Ideias para preparação

- Que tal parar, fazer uma pequena oração e pensar nas famílias que vai visitar? 

- O que você viu na visita do último mês? No caso de ter encontrado alguma mãe ou gestante na comunidade, elas falaram ou pediram algo para você? 

- Que informações importantes você tem para compartilhar com as famílias naquele mês? Qual é a melhor maneira de fazer isso, o que mostrar para garantir a atenção dos pais ou da gestante? 

- Que crianças ou gestantes estão precisando de uma atenção maior? O que você pode fazer para ajudá-las mais? Precisa da ajuda de outras pessoas, quem? 

- Na Reunião para Reflexão e Avaliação – RRA do mês anterior vocês aproveitaram para se ajudar discutindo os problemas que encontram nas visitas ou celebrando progressos alcançados?

Pensar sobre, ou seja, refletir sobre as visitas que você vai fazer, conversar com outros líderes pode ajudar a dar mais sentido às visitas; tornar as palavras e informações que irão trocar com as famílias mais produtivas, mais eficazes e, assim, todos, você e as pessoas das famílias visitadas, sentirão que o tempo da visita teve valor. 

E que ferramentas, que materiais,  você deve levar? 

De acordo com o que pensou sobre as famílias que vai visitar, você vai separar os matériais que precisa levar: Guia do Líder, Caderno do Líder, Colher de Soro e Laços de Amor são os básicos. E se o Jornal da Pastoral traz um artigo interessante, que tal levar e ler junto com a família? Novidades relacionadas ao acompanhamento de gestantes e crianças ajudam a tornar a visita diferente e aumenta a atenção das famílias. 

Mas sempre que acompanhamos líderes em visitas, percebemos que eles não deixam de levar seu Caderno do Líder, mas só poucos deles estão com o Guia do Líder. O Guia traz informações importantes para serem compartilhadas com as famílias, ele é uma ferramenta que ajuda a valorizar o trabalho que você faz. Como conversar melhor sobre como a criança aprende e se desenvolve, sobre os Indicadores de Oportunidades e Conquistas, sem o apoio do Guia? E as informações sobre a alimentação? O Guia não tem respostas para todos os problemas que encontramos, mas ele tem informações muito importantes para um bom acompanhamento de gestantes e crianças até completarem seis anos.  Chegar na casa só com o Caderno do Líder vai tornando a visita pouco interessante para você e para a família.

Vocês sabem que mesmo com o planejamento há vezes em que a visita acaba não sendo como vocês queriam, mas se estão preparados para fazer uma boa visita, ela será sempre melhor.

Até o próximo mês quando vamos continuar essa “conversa”.

Atividades do lider em pdf para imprimir aqui

Lei Mais artigos sobre esse mesmo assunto:

Atvidades do Líder 2

Atvidades do Líder 3

Atvidades do Líder 4

Mais recentes - Missão