Líder: é importante lembrar as famílias de sua comunidade que a água deve ser usada de modo consciente. Assim, a torneira deve estar fechada enquanto as mãos são ensaboadas. Outro recado: lavar as mãos é muito importante e ajuda a prevenir doenças, mas não substitui as vacinas. Oriente, então, as famílias que você acompanha para esses dois pontos fundamentais para a saúde: lavar as mãos frequentemente e vacinação em dia!
Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarreias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.
Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus quase 200 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em mais de 35 mil comunidades.