A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, esteve em Diamantino no último dia 4 de junho. Ela esteve reunida com membros da Pastoral da Criança, planejando ações de combate a diversas doenças que atacam nossas crianças por todo o mundo.
Segundo a irmã Vera Lúcia Altoé, foi aqui no estado de Mato Grosso que ela iniciou seu ministério em prol das crianças, na Arquidiocese de Cuiabá. Ela está na Pastoral da Criança há 2 anos e 6 meses.
Informação interessante da Pastoral da Criança: As doenças respiratórias são ainda as doenças mais freqüentes durante a infância.
Uma criança com infecção respiratória aguda, medicada com antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, adotado pelo Brasil em 1996).
A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, no Brasil 4.406 crianças com menos de 4 anos morrem anualmente por doenças do aparelho respiratório - 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade. Esta doença é a causa de 550.567 internamentos de crianças nesta mesma faixa etária.
Fonte: Jornal Médio Norte TV Pisom
Da redação Edenir Vieira