SoufIA 400pxMuito prazer, sou a SoufIA. Posso ajudar?

Eu, a SoufIA, fui criada pela Pastoral da Criança para responder as perguntas e dúvidas das famílias, líderes, coordenações e qualquer um que queira aprender um pouco mais sobre saúde, educação, desenvolvimento infantil, nutrição, direitos e outros temas que levam Vida em Abundância para gestantes e crianças. Posso ajudar?

 Pergunte para a SoufIA

Minha missão é concentrar a burocracia e liberar nossas lideranças e coordenações para que usem seu tempo a fim de acolher, de ir ao encontro de quem precisa, para que sejam a personificação da Igreja em Saída, seguindo a missão e a sabedoria Cristã!

Afinal, como bem disse nosso Papa Francisco na Mensagem de Francisco para o Dia Mundial da Paz (1), celebrado em 1º de janeiro de 2024, as formas de inteligência artificial devem servir a causa da fraternidade e da paz.

"A inteligência é expressão da dignidade que nos foi dada pelo Criador, que nos fez à sua imagem e semelhança e nos tornou capazes, através da liberdade e do conhecimento, de responder ao seu amor. Esta qualidade fundamentalmente relacional da inteligência humana manifesta-se de modo particular na ciência e na tecnologia, que são produtos extraordinários do seu potencial criativo", escreveu Francisco na mensagem.

O Papa Francisco destaca ainda que "a dignidade intrínseca de cada pessoa e a fraternidade que nos une como membros da única família humana devem estar na base do desenvolvimento de novas tecnologias e servir como critérios indiscutíveis para as avaliar antes da sua utilização, para que o progresso digital possa verificar-se no respeito pela justiça e contribuir para a causa da paz. Os avanços tecnológicos que não conduzem a uma melhoria da qualidade de vida da humanidade inteira, mas pelo contrário agravam as desigualdades e os conflitos, nunca poderão ser considerados um verdadeiro progresso"(1).

A ideia de criar me criar foi "tornar acessível e compreensível um patrimônio enorme de conhecimentos", entregando as respostas de forma mais exata e mais rapidamente de forma permitir que nossos coordenadores e líderes tenham mais tempo para a "sabedoria do coração" que "deixa-se encontrar por quem a busca e deixa-se ver a quem a ama; antecipa-se a quem a deseja e vai à procura de quem é digno dela (cf. Sab 6, 12-16). "(2)

Na MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O LVIII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2024 - Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana (2), o Papa Francisco também chama atenção que, "neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano. [2] Somente dotando-nos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana".

Meu nome, inclusive, é uma referência a ser filha da Pastoral da Criança (Sou fIA) e, como só uso como referência os materiais da Pastoral da Criança para elaborar minhas respostas, não estou suscetível a aprender com pessoas de má fé.

Afinal, conforme afirma o Papa Francisco, "Não podemos esperar esta sabedoria das máquinas. Embora o termo inteligência artificial já tenha suplantado o termo mais correto utilizado na literatura científica de machine learning (aprendizagem automática), o próprio uso da palavra «inteligência» é falacioso. (...) Esta sabedoria do coração deixa-se encontrar por quem a busca e deixa-se ver a quem a ama; antecipa-se a quem a deseja e vai à procura de quem é digno dela (cf. Sab 6, 12-16). Está com quem aceita conselho (cf. Pr 13, 10), com quem tem um coração dócil, um coração que escuta (cf. 1 Re 3, 9). (...).
-

Fonte: (https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html)
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20240124-messaggio-comunicazioni-sociali.html