Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governador em exercício, Leonel Pavan, assina nesta segunda-feira (8) um decreto criando a Medalha Zilda Arns.
"Nosso objetivo é homenagear as mulheres que se destacaram em trabalhos, ações e projetos sociais relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, desenvolvidos sob os princípios da solidariedade, do amor ao próximo e em defesa da vida em todas as etapas”, afirma Leonel Pavan.
A ideia de homenagear a médica e criadora da Pastoral da Criança e das Pessoas Idosas, que faleceu em janeiro vítima do terremoto no Haiti, partiu do próprio vice-governador. “Zilda Arns deixa ao mundo uma marca-símbolo de ação solidária, um legado de trabalho, decência e caráter que deve ser imortalizado e servir como referência em ações sociais e de cidadania”, justifica Pavan.
A solenidade terá a participação de familiares de Zilda Arns e acontecerá no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo, a partir das 20 horas, juntamente com as comemorações do governo estadual referentes ao Dia internacional da Mulher, iniciadas na última quarta-feira (4). A programação inclui ainda a exibição da peça teatral “Andarilhos”, que aborda a luta das mulheres para conquistar direitos, liberdade e igualdade desde o início do século XX.
A Medalha
A “Medalha Zilda Arns Neumann” será entregue as homenageadas no Dia Internacional da Mulher, de cada ano, a partir de 2011, pelo governador do Estado em solenidade pública, depois de escolha feita por um conselho especialmente nomeado. A condecoração será de metal cunhada em relevo; nas cores douradoe prata com a imagem de Zilda Arns Neumann ao centro, segurando uma criança; inscrição em latim Incipe Puer Risu Cognoscere Matrem (com o sorriso, começa a criança, a reconhecer sua mãe) na parte superior do círculo externo; três ramos de Acácia na parte inferior do círculo interno representando o reconhecimento e a honra, e fita com as cores oficiais do Estado de Santa Catarina.
Fonte: Parorama Brasil Online – 08/03/2010