Filha de uma líder da Pastoral da Criança, Raimunda Maria de Souza dos Santos durante muito tempo esquivou-se de seguir o exemplo da mãe. Raimunda conta que, apesar do exemplo de doação solidária demonstrado e sempre incentivado pela mãe, ela sempre arranjou uma desculpa para assumir um compromisso com a entidade.
Mudou de ideia desde que começou a ouvir o programa de rádio “Viva a Vida”, da Pastoral da Criança, transmitido todos os sábados, às 7 horas da manhã, pela emissora comunitária da Diocese de Manaus (Amazonas). “Em algum lugar alguém precisa de sua ação”: esta mensagem repetida pela apresentadora do programa bateu no coração de Raimunda. Sensibilizada, sentiu-se motivada para o voluntariado, capacitou-se no Guia do Líder e desde 2009 atua na Pastoral da Criança.
Atualmente, Raimunda é coordenadora de ramo na Paroquia São vicente de Paula, no setor de Manaus. Além disso, ainda amplia sua contribuição para a causa da Pastoral da Criança reforçando os conhecimentos dos líderes nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Periodicamente, viaja de barco, para coordenar a oficina de formação contínua integrada no município de Manaquiri.
Fonte: Thereza Kaiser, da coordenação nacional