Nota: Em setembro de 2012, durante reunião do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, ficou deliberado pelo encerramento desta ação em todas as capitais que estavam em funcionamento.

Mães e voluntárias que estão desempregadas são capacitadas para trabalhar na área de serviços domésticos
Lavar, passar, engomar, cozinhar, arrumar a casa. Todas as noções para realizar um bom trabalho doméstico são ensinadas no curso de capacitação de empregadas domésticas da Pastoral da Criança.
Atualmente existem cinco Centros de Capacitação com sedes nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Brasília e São Paulo. Desde o início do projeto, em 2001, centenas de pessoas foram inseridas formalmente no mercado de trabalho.

Para participar, basta ser líder, ter filhos acompanhados pela Pastoral da Criança ou ser da equipe de apoio. Não é necessário ser alfabetizada, mas as mães e voluntárias que participam do curso também podem inscrever-se no Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Pastoral em sua comunidade. O projeto faz parte do programa de Geração de Renda da Pastoral da Criança que visa à capacitação para o trabalho.

O curso é prático e teórico e dura 12 dias, em período integral. Durante as aulas, as mulheres recebem noções de higiene, aparência pessoal, comportamento, etiqueta, relacionamento interpessoal. As alunas assistem a palestras com nutricionista, dentista, advogado e também recebem acompanhamento psicológico. Na parte prática, aprendem a cozinhar um cardápio trivial com pratos variados como: feijão, arroz, strogonoff, bife à parmegiana, panqueca, nhoque, além de doces como bolo de banana e mousse de maracujá. "Tudo de forma econômica, aproveitando da melhor forma possível os alimentos, sem excessos", explica Terezinha da Silva, capacitadora da parte prática do curso.

O espaço onde funciona o curso lembra o de uma casa: tem sala de estar, cozinha, banheiro, quartos, lavanderia. Tudo para facilitar o aprendizado e aperfeiçoar a prática das alunas. O curso também dispõe de alguns equipamentos como microondas, máquina de lavar e de secar para que as futuras empregadas domésticas saibam como utilizá-los. No 10o dia do curso, as mulheres fazem um estágio de um dia em casas já cadastradas pela Pastoral da Criança. "É um teste para que elas percebam as suas dificuldades e depois tenham mais um tempo para se aprimorar", diz Maria da Graça Dias Umada, psicóloga e coordenadora do curso, em Curitiba. Depois do estágio, a coordenadora liga para as futuras patroas e passa um relatório do desempenho de cada aluna.

Terminado a capacitação, elas recebem certificado de empregada doméstica e já estão aptas a exercer a profissão. Em Curitiba, a própria Pastoral da Criança encaminha aos empregos através de uma parceria como o SINE, Sistema Nacional de Empregos, indicações de patroas que já empregaram mães da Pastoral da Criança, que tem dado excelentes resultados. Normalmente, são empregadas em casas de família, condomínios, escritórios, empresas. As domésticas que estiverem com dificuldades podem retornar ao curso para aperfeiçoamento, sem custo nenhum para o empregador. "Temos recebido muitos elogios. De modo geral, as patroas estão gostando de nossas alunas", diz Maria da Graça Umada, psicóloga e coordenadora do projeto.

O curso ainda não é auto-sustentável e se mantém com os recursos da Pastoral da Criança e com a devolução das despesas, durante 10 meses, de cada profissional capacitada. "O retorno ainda é pequeno, analisa Maria das Graças Silva, coordenadora nacional dos projetos de geração de renda da Pastoral da Criança.

Caso tenha interesse, venha fazer seu cadastro pessoalmente das 8h às 11h ou das 13h às 16h30; de segunda a sexta-feira. No momento estamos com turmas em andamento, em período integral.

Para contratar pessoas capacitadas é preciso fazer um cadastro e aguardar a disponibilidade. Para cadastrar-se entre em contato com o Centro de Capacitação na sua cidade:
Curitiba: (41) 21050262, com Maria da Graça Umada
Belo Horizonte: (31) 2535-3060, com Eva
Brasília: (61) 3384-9178, com Andrea
Recife: (81) 3221-7353, com Eliane
São Paulo: (11) 3106-0703, com Silvana

Outras informações através do telefone do setor: 41 2105-0262 com Maria da Graça Umada ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Publicado em: 13/02/09

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Sala de Imprensa

dengue

Rede de Parcerias