O esperado numa gestação é que o bebê cresça todo mês. Para acompanhar esse crescimento, pode ser usada a medida da altura do útero. Isso é feito nas consultas de pré-natal. Essa medida deve ser marcada na Caderneta da Gestante, de acordo com a semana de gestação.
Esse dado pode ser anotado em dois locais da Caderneta da Gestante:
- na parte interna do encarte central, que trata da gravidez atual, será anotada a altura uterina em centímetros;
- no gráfico de curva altura uterina/idade gestacional, em que constam as curvas percentis (P10 e P90). Esse gráfico fica na parte externa do encarte central da caderneta.
Quando o bebê cresce abaixo do esperado
No gráfico da curva uterina, quando a medida estiver abaixo da curva P10, o bebê está crescendo menos do que o esperado, o que é uma situação de risco. Isso pode ser causado por desnutrição da mãe, pressão alta, hábito de fumar, anemia, entre outras causas.
Quando o bebê cresce acima do esperado
O crescimento pode ficar acima da curva P90 quando a gestante espera gêmeos ou quando o bebê está crescendo acima do esperado. Ele pode crescer mais do que deveria quando a gestante tem diabetes, aumenta muito de peso, entre outras causas. Nessas situações também há riscos para o bebê.
Nos locais em que a medida ainda não é marcada, é bom que você converse com os profissionais do serviço de saúde para mostrar que você pode ser parceiro deles na promoção da saúde.
Nesses casos, a gestante precisa de mais atenção de você, líder, e do médico do pré-natal.
É direito da gestante ter a sua altura uterina medida e anotada na Caderneta da Gestante durante as consultas de pré-natal.
Se a gestante observar que a medida da curva uterina não está sendo anotada, ela deve conversar com o médico sobre a importância dessa informação.
Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)