A maioria das gestantes têm a maior curiosidade de saber o que acontece com seu bebê durante a gravidez. Thereza Kaiser Baptista, assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, explica melhor o acompanhamento realizado pela Pastoral da Criança durante a gestação.
Thereza, o acompanhamento das grávidas, desde os primeiros meses de gestação, é uma das prioridades do trabalho da Pastoral da Criança. Por que é tão importante?
Thereza Kaiser Baptista - Assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança |
Quanto mais cedo pudermos acompanhar e orientar as gestantes a procurar o atendimento médico, nutricional ou orientação psicológica, melhor. É importante também acompanhar desde o início da gestação, porque vamos estar acompanhando também o bebê desde o início da sua vida. Sabemos que os mil primeiros dias de vida (a gestação e os dois primeiros anos) são importantíssimos para a vida futura desta criança.
De que maneira a Pastoral da Criança localiza as gestantes para começar o pré-natal o mais cedo possível?
O líder da Pastoral da Criança deve morar na comunidade. Morando na comunidade, terá mais facilidade de conhecer as pessoas que moram ao seu redor. Isso facilita para que ele encontre, cadastre e acompanhe mais gestantes. O segundo ponto importante é através do "Mutirão em busca da gestante". Este mutirão é realizado quatro vezes ao ano: fevereiro, maio, agosto e novembro. Outro local para encontrar novas gestantes é através da unidade de saúde mais próxima.
Um dos instrumentos utilizados para encontrar as gestantes é o "Mutirão em busca das gestantes". Explique como funciona esse mutirão.
O mutirão em busca das gestantes acontece na comunidade onde as líderes moram. Elas se organizam entre si e vão de casa em casa conversando, orientando e explicando o motivo da visita. Perguntam se há gestante na família e se a gestante quer ser cadastrada. O líder anota os dados da gestante no seu caderno e todo mês passa a visitá-la.
SAIBA MAIS
|
Quando os líderes visitam as gestantes, que orientações levam?
Primeiro: buscam saber como está a gestante, como está se sentindo.
Segundo: verificam o cartão da gestante, que ela recebe na consulta de pré-natal com todas as orientações e informações dela. Este cartão deve ser tratado como um documento sério, em que também é anotado todos os exames que são pedidos. O líder acompanha para saber se a gestante fez os exames e se foram anotados os resultados.
Terceiro: o líder verifica se a altura uterina foi medida. Isso vai dizer se o desenvolvimento da criança está de acordo e também verifica as vacinas. Outro fator importante da visita do líder é o preparo da mãe para o aleitamento materno, porque através das orientações, essa mãe vai se dispor a amamentar o seu bebê após o nascimento.
Nestas visitas, o líder conversa também sobre a importância do pré-natal?
As gestantes que não fazem o pré-natal têm mais problemas durante a gravidez e na hora do parto. O acompanhamento do pré-natal vai fazer com que o médico, ou enfermeiro, saiba como está a saúde da gestante, como está a sua pressão, se ela está muito inchada, se está sentindo dor ao urinar, como está o quadro geral de saúde da gestante. Se alguma intercorrência médica acontecer, ela vai ser atendida adequadamente.
A gestação muitas vezes traz dúvidas e até angústia para as gestantes. Os líderes da Pastoral da Criança também orientam sobre isso?
Sim. Muitas vezes isso acontece com a gestante, então é necessário que ela também tenha outro tipo de acompanhamento. Um acompanhamento às vezes pelo próprio médico e às vezes por uma pessoa especializada, por exemplo o psicólogo.
Veja também: Gravidez na adolescência.
Por que é realizada uma visita por mês?
Porque durante o período todo da gestação, o corpo da mulher vai sofrendo alterações em função do desenvolvimento do bebê dentro do seu ventre e este bebê cresce dia a dia. A visita mensal também acompanha o seu desenvolvimento.
Para as gestantes que moram distante, no interior, onde não há hospital ou maternidade, o que os líderes fazem?
Sabemos que muitas gestantes moram longe dos hospitais e centros de saúde. A Pastoral da Criança ajuda as gestantes a identificarem locais, casas de gestantes que acolhem essas mulheres nos dias que antecedem o parto.
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra.
Programa de Rádio 1165 - 27/01/2014 - Visita às gestantes
{audio socialshare:no}1165 Visita as gestantes sul|/images/audios/programasvivaavida2014/sul/1165visitaasgestantes.mp3; 1165 Visita as gestantes norte|/images/audios/programasvivaavida2014/norte/1165visitaasgestantes.mp3{/audio}