O estado nutricional da gestante influencia muito a capacidade de gerar e amamentar o bebê. O acompanhamento do pré-natal e os cuidados com a alimentação nesse período são muito importantes para garantir a saúde da gestante e do bebê.

É importante lembrar que as necessidades de energia, vitaminas e minerais da mulher aumentam na gravidez, para poder formar o feto e proporcionar o seu crescimento de maneira saudável, mas isso não significa que a mãe deva comer por dois! Esse também não é o momento em que a mãe deve fazer qualquer tipo de dieta para emagrecer e sim ter uma alimentação variada e equilibrada, como vamos ver a seguir.

Uma alimentação saudável deve ter todos os grupos de alimentos: os carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão); as proteínas, vindas das leguminosas (feijão, lentilha, soja) e das carnes, leite e derivados; e ainda as vitaminas e minerais, vindos das frutas e verduras. Também é importante evitar o alto consumo de sal e alimentos industrializados, como os refrigerantes, temperos prontos, macarrão instantâneo, suco em pó, biscoito recheado e outros doces. Com isso, prevenimos o diabetes e a pressão alta na gestação, que sem esses cuidados podem aparecer nesse período.

Você pode encontrar mais informações no Guia do Líder

Paula Pizzato e Márcia Moscatelli de Almeida
Nutricionistas da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança