A Pastoral da Criança cuida muito bem das gestantes e das famílias com dedicação, amor, confiança e fé na vida. Por isso, realiza a cada três meses nas comunidades de todo o Brasil o Mutirão em Busca das Gestantes.
Entre os indicadores de saúde escolhidos para avaliar a qualidade de vida da população, um dos mais importantes é o que diz respeito à saúde das mulheres. Com relação à gestante, a atenção tem que ser redobrada.
A gravidez é um período muito bonito na vida da mulher. Pode e deve ocorrer de modo tranquilo. Contudo, a mulher deve preparar-se com cuidado para a experiência da maternidade. O acompanhamento da gestante e os cuidados durante o pré-natal, a gestação, parto e o pós-parto podem ajudar a garantir mais saúde para mulher e para o bebê.
Também é preciso avaliar na gestante: seu estado nutricional, os fatores de risco aos quais está exposta, permitindo a prevenção e identificação de situações de risco. A comunidade também deve ajudar a garantir que a gestante tenha condições de fazer um pré-natal de qualidade e de ter um parto seguro. Contudo, é preciso sempre estar alerta: se a gestante estiver com algum sintoma ou mal estar súbito não espere, nem fique em casa achando que vai melhorar. Procure o quanto antes o Serviço de Saúde.