Este mês, no calendário da Pastoral da Criança, temos uma frase para ajudar na reflexão sobre o trabalho que vocês, líderes, desenvolvem junto às gestantes. “Eis-me aqui para agir imediatamente diante dos sinais de perigo na gestação”.

E sabem quais reflexões ela despertou em mim? Primeira: na maior parte das gestações as mulheres passam bem, têm saúde e vão ter bebês sadios e espertos. Para evitar os perigos na gestação, uma das condições é iniciarem o pré-natal logo que sabem que estão grávidas e encontrar nos serviços de saúde condições para um bom pré-natal.

 

E a segunda reflexão: mas podem ocorrer complicações e imediatamente pensei no papel de vocês, líderes: no Guia do Líder e no Laços de Amor vocês encontram informações para ajudar a gestante a passar esse período com cuidados adequados e de saber quais são os perigos na gestação, sempre tomando cuidado para informar sobre os perigos sem alarmar desnecessariamente e, sim, como uma informação importante para a atitude que deve ser tomada.

Nas visitas mensais vocês podem conversar com a gestante procurando sempre responder primeiro ao que ela pergunta ou preocupações que ela tenha. Depois, então, ler e conversar sobre outra informação que é relevante para aquele período. Antes de abordar os sinais de perigo, procurem animar a gestante falando, por exemplo, sobre como o bebê está, como ela pode aumentar sua ligação com ele, para depois falar sobre eventuais perigos.

Como vocês sabem, estão citados na contracapa do Caderno do Líder os sinais de perigo e também no Guia e no Laços de Amor. Nesses dois últimos materiais vocês encontram também informações do que a gestante pode fazer para evitar complicações que podem se transformar em perigo. Por isso, é necessário que ao entregar o Laços de Amor leiam e conversem sobre o que ele contém com a gestante. E, sempre que precisar, completem com alguma informação que esteja no Guia do Líder.

E é necessário que envolvam a família nessa conversa para que eles saibam o que devem fazer numa situação de perigo. No caso de gestante que viva sozinha sem outro adulto na casa, quem sabe, envolver alguma vizinha ou vizinho?

Lembrem-se, Guia do Líder, Laços de Amor, entre outros materiais, são ferramentas importantes na realização da missão da Pastoral da Criança: contribuirem para trazer vida em abundância para as gestantes acompanhadas.

Marcia Mamede

Leia tambem o artigo de Clóvis Boufleur sobre esse assunto!