1393 festa junina criancas dancando

Foto: Olivia Gonzalez

Estamos no mês de comemorações da Festa Junina. As festas são comumente feitas em ambientes de escolas e Igrejas e quem mais se diverte e aproveita são as crianças. Mas, existem algumas precauções necessárias para que essas comemorações não acabem ferindo ninguém. Balões, fogos de artifícios, bebidas alcoolicas e fogueiras, por exemplo, devem ser evitados, principalmente para a segurança das crianças presentes.

Para entender melhor sobre os cuidados e precauções durante as festas, e garantir uma diversão segura para todos, a Pastoral da Criança trouxe a Irmã Veroni para dar dicas de segurança e atitudes a serem tomadas

Irmã Veroni, inicialmente conte para gente qual é a importância da festa junina?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1393 - Festa Junina - 11/06/2018


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra


A festa junina normalmente acontece no mês de junho e é muito importante, é uma festa muito aguardada por todos e se espalha pelos quatro cantos do Brasil, as brincadeiras as músicas, as danças e as comidas típicas, fazem sucesso e arrastam Multidões, que em alguns estados se prolonga até os meses de julho ou agosto. A festa junina também tem a finalidade de reunir congregar e animar as famílias e as comunidades para brincar, dançar, acender fogueiras, contar história para as crianças e se divertir muito.

Como prevenir acidentes durante essa festa Irmã Veroni?

Para prevenir os acidentes durante a festa junina, é preciso tomar alguns cuidados principalmente com as crianças pequenas, elas devem brincar perto dos adultos para terem maior proteção, evitar construir fogueiras grandes, as chamas podem atingir a rede elétrica, e causar muitos danos às pessoas que estão se divertindo. Devemos evitar soltar balão, convém lembrar que de acordo com a lei de crimes ambientais, soltar balões é crime.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Em caso de acidente Irmã Veroni o que devemos fazer?

Em caso de acidentes, especialmente queimaduras, os pais não devem utilizar medicamentos caseiros, o certo é procurar imediatamente o pronto-socorro, ou uma unidade de saúde mais próxima.

Leia a entrevista na íntegra: 1393 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Festa Junina (.PDF)