1653entrevistacomanapaulamachadodiamundialsemtabaco

 Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e, dependem desse ato solidário grupos que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Dessa forma, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a necessidade de os brasileiros abraçarem esta ideia da doação de sangue.

Mais do que um gesto de solidariedade, doar sangue salva vidas!

Entrevista com: Dra Carolina Iracema de Oliveira Rego, Médica Hematologista, Coordenadora responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge Goiânia - GO.

1655 entrevistads dra carolina iracema de oliveira rego doar sangue gesto de amor

Dra Carolina Iracema de Oliveira Rego, Médica Hematologista, Coordenadora responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge Goiânia - GO

Por que doar sangue é importante?

A doação de sangue vai gerar produtos de sangue que irão ser transfundidos em pessoas que dependem deles para sobreviver.

Quem pode doar sangue, quais são os requisitos, as características para ser doador ou doadora de sangue?

Primeiramente, o doador tem que ser saudável, tem que ter entre 16 e 69 anos e tem que passar por uma triagem no próprio banco de sangue para avaliar todas as condições de saúde, para ver se a pessoa realmente está apta para doar sangue.

Mas em geral, sendo saudável e estando na idade correta, pode doar sangue. A gestante, a mulher que amamenta ou que se encontra no período menstrual pode doar sangue?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1655 - 12/06/2023 - Doação de sangue

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

A gestante não pode doar sangue porque a gestante geralmente tem anemia ou risco de anemia; a mulher menstruada sim pode doar sangue normalmente se ela não tiver nem um outro problema de saúde; amamentação exclusiva a gente não libera para doar sangue porque a mulher precisa dar toda a energia dela para o bebê. Então, geralmente, na amamentação a gente contraindica a doação sim.

Deixe sua mensagem para que as pessoas doem sangue.

Todos nós nos sentimos fortalecidos quando a gente consegue fazer algo em que a gente realmente ajude o próximo. A gente ter essa sensação de ajuda é muito bom. E doar sangue é uma forma simples de você ajudar, não só ajudar, mas literalmente, salvar a vida de uma pessoa. Porque se não tiver o seu sangue essa pessoa vai morrer e se ela tiver o seu sangue ela vai viver. Então, é uma forma muito fácil, palpável, que a gente vê no dia a dia de realmente salvar a vida de uma pessoa ou mais, porque o seu sangue não vai ser usado somente para uma pessoa, vai ser usado para mais pessoas.

1655 entrevistada regina reinaldin doar sangue gesto de amor

Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Entrevista com: Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

É perigoso contrair algum tipo de doença tanto durante o procedimento de doação de sangue quanto na recepção desse sangue doado?

Para o doador de sangue a chance de contágio na doação é zero. Todo o material usado na doação de sangue é um material descartável e de uso individual e único. Por isso, o doador
de sangue pode ficar sossegado em relação a isso. E para o sangue ser liberado para a utilização passa por testes muito rigorosos. São realizados exames de triagem para doenças infecciosas conforme a legislação sanitária. São pesquisadas doenças como HIV, Hepatite B e C, Doença de Chagas e Sífilis. Além de exames para identificar o tipo sanguíneo ABO e fator Rh, Pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S.

O doador não vai sentir falta desse sangue no seu corpo?

A reposição completa do sangue que apresentava antes da doação, ocorre em 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

 

Leia a entrevista na íntegra

1655 - 12/06/2023 - Doação de sangue (.PDF)  

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

A Pastoral da Criança contribui para a continuidade das ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Por isso, conscientiza e incentiva a todos sobre a importância de ser um doador de sangue.

Precisamos da sua ajuda para continuar espalhando esperança e dignidade.

 

Dra. Zilda

“Não se enganem. Uma gotinha no oceano faz, sim, muita diferença.”

Papa Francisco

“Doar Sangue: Um verdadeiro ato Cristão de Amor ao próximo.”