Foto: Acervo da Pastoral da Criança
A doçura de viver e a esperança de um futuro melhor, em que tudo pode acontecer, assim é a infância, a mais bela das fases da vida. Para celebrar esse momento tão especial, foi decretado em 1924, o Dia da Criança, a ser comemorado em 12 de outubro, junto ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Essa data tão esperada pelos pequenos é também, momento de reflexão, é se fazer presente, mais do que dar presentes, é pensar como podemos assegurar os direitos das nossas crianças e garantir que elas tenham vida plena, para que possam se desenvolver integralmente e juntas, construir um mundo melhor.
Reflexão que deve ser feita todos os dias. “Além do dia 12 de outubro, data em que comemoramos o Dia da Criança, precisamos repensar em como incluir o cuidado e atenção na vida de nossas crianças diariamente. A criança tem a necessidade que seus pais procurem tirar um tempinho do seu dia dia para se dedicar a elas, seja brincando ou até mesmo contando uma história. Com certeza, tudo o que elas aprendem no convívio familiar, elas vão levar para a vida adulta”, relembra Erica dos Santos, coordenadora do Museu da Vida, em Curitiba (PR).
Dra. Zilda
“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.
Papa Francisco
“Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas”.
“Nós celebramos primeiramente, no dia 12 de outubro, o dia de nossa mãe, Nossa Senhora Aparecida, que completa em 2017, 300 anos de sua aparição. Nesta data tão especial, comemoramos também, o Dia das Crianças. Momento em que devemos olhar com carinho para todas as crianças, para que elas possam construir um futuro melhor para o nosso país. Que possamos, como disse Jesus: “Vinde a mim as criança, o Reino de Deus é como as crianças”, rezar por todas elas. Que Deus abençoe todas as crianças e que ela tenham vida em abundância”, fala o Padre assessor da Pastoral da Criança em Chapecó (SC), Ilton José Goettems.
A Pastoral da Criança, deseja a todos um incrível Dia das Crianças!
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
O trabalho realizado pela Pastoral da Criança, tem como objetivo levar vida plena as crianças acompanhadas pelos líderes voluntários. Por meio de ações básicas de saúde, nutrição e cidadania, buscamos levar as crianças saúde e bem estar, como proposto pelo 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável.