O verão é uma estação maravilhosa, um tempo em que as pessoas parecem estar mais felizes, mas é um tempo em que muitas doenças ocorrem.  O Jornal da Pastoral da Criança entrevistou a Regina Reinaldin, enfermeira que trabalha na Coordenação Nacional da Pastoral da Criança para nos orientar sobre o assunto.

Porque essas doenças acontecem?

Regina: Quando o verão chega, algumas doenças tornam-se mais comuns por causa do próprio verão mesmo, do calor. O clima quente faz com que as pessoas fiquem mais expostas ao sol, há um maior consumo de alimentos em locais ao ar livre, como praias, por exemplo. Os alimentos estragam muito mais rápido. Também as pessoas e crianças passam a frequentar locais com aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco que são mais comuns no verão e exigem cuidados para prevenir doenças.

 

Quais doenças preocupam mais?

Regina: Isso vai depender muito da idade da criança. Em bebês, doenças gastrointestinais costumam ser perigosas, por causa da desidratação. Já em crianças um pouco maiores as infecções respiratórias são as que mais podem aparecer, mesmo no verão.

Vamos falar um pouco dessas doenças. Uma doença bem comum é a intoxicação alimentar, não é mesmo?

Regina: Isso mesmo, quando as pessoas estão na praia ou passeando na rua e ficam com fome, elas compram muitos produtos vendidos por ambulantes ou em barraquinhas. Quando o produto é inspecionado e conta com a permissão da vigilância sanitária, tudo bem, mas tem muitos produtos que são feitos de forma muito improvisada, sem os devidos cuidados com a higiene e como no calor tudo estraga mais facilmente, esses alimentos acabam estragando. A pessoa come e logo em seguida começa a passar mal com vômitos, diarreia. Por isso é importante sempre se alimentar em um lugar que você tenha certeza que a comida foi preparada com higiene e que foi bem armazenada, pois um alimento contaminado pela salmonela, por exemplo, que é um microorganismo que atinge as carnes e os ovos, pode acarretar mesmo uma desidratação grave.

Outra doença que atinge muitas crianças é a otite externa. Por que, Regina?

Regina: Por ser quente, úmido e escuro, o canal auditivo da criança se inflama com mais facilidade e infecções causadas por fungos e bactérias, como a otite, acontecem. Ainda mais porque nesse período de calor a criança está mais em contato com a água de praia, rios e piscinas. Nesse caso, não adianta tentar receitas caseiras, é preciso levar a criança ao Serviço de Saúde para o médico ver a gravidade do problema e receitar os remédios certos.

Doenças comuns no verão Parte 2

 

Programa Viva a Vida 1118 - "Doenças comuns no verão"

 

Norte Sul
Download Programa Norte Download Programa Sul

 

Entrevista Regina Reinaldin - Doenças comuns no verão

 

   
 
Download Entrevista