Nessa edição, continuamos a conversar com a Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
- No verão, outra doença de que muito se fala é a conjuntivite bacteriana, não é mesmo?
Regina: A conjuntivite bacteriana é a inflamação daquela pele transparente que recobre os olhos, chamada de conjuntiva. Ela é mais comum no verão, pois é muito fácil contraí-la ao frequentar praias impróprias para banho e piscinas que não estejam com a água devidamente tratada. Para evitar a contaminação é importante, além de não tomar banho em lugares indevidos, evitar usar toalhas de outras pessoas e entrar em contato com quem estiver com a doença, pois ela é de fácil transmissão.
- As brotoejas também incomodam muito os bebês no verão, não é mesmo?
Regina: As brotoejas são aquelas bolinhas de água vermelhas acompanhadas de coceira. Elas aparecem em crianças nas regiões das dobras de pele, como o pescoço, pernas. Elas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas e aparecem por causa do excesso de calor e transpiração. Para a prevenção, evite sol e ambientes muito quentes e não dê banhos com água muito quente nas crianças. Para acalmar a irritação da pele, uma boa dica é misturar um pouquinho de amido de mlho na banheira ou bacia, na hora do banho.
- Você falou em brotoejas, mas de modo geral, as doenças de pele aparecem muito no verão.
Regina: Como o verão é a estação mais quente do ano, são comuns as idas à praia ou ao clube, o que faz com que as pessoas fiquem com a pele úmida por mais tempo, seja porque mergulharam em algum lugar, seja porque apenas estão suando mais que o normal. Esse excesso de umidade no corpo, favorece o aparecimento das doenças de pele, que são causadas geralmente por fungos ou bactérias.
- O verão também favorece o surgimento do câncer de pele?
Regina: Com certeza, uma das principais causas do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol. As pessoas mais afetadas por essa doença são aquelas com a pele muito clara e sensível. Para se prevenir basta não tomar sol nos horários em que ele está mais forte, das 10 horas da manhã até as 4 da tarde. Além disso, é importante passar sempre filtro solar. Os sinais mais comuns de que alguma coisa está errada são: mudanças na pele, como uma ferida que não sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada e pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.
Doenças comuns no verão parte 1
Programa Viva a Vida 1118 - "Doenças comuns no verão"
Norte | Sul |
|
|
Download Programa Norte | Download Programa Sul |
Entrevista Regina Reinaldin - Doenças comuns no verão
|
|
Download Entrevista |