1669 entrevista celebracao da vida tambem e dia de brincar

 Acervo da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança tem como objetivo levar vida em abundância para todas as crianças, e isso inclui assegurar o direito de desenvolvimento infantil de maneira plena. A brincadeira tem um papel muito importante para garantir esse desenvolvimento, por isso nossos líderes aconselham os pais a brincar com seus filhos, pois além do desenvolvimento intelectual, as crianças vão desenvolver laços afetivos com os pais.

A fim de ampliar oportunidades para as crianças brincarem juntas e ao ar livre, criamos a proposta Brinquedos e Brincadeiras em dias de Celebração da Vida e demais encontros nas comunidades onde são proporcionados espaços como Cantinhos do Brincar e Ruas do Brincar, para que elas brinquem a vontade e as famílias participem com elas.
As famílias podem ajudar a organizar esses momentos nas comunidades junto com os líderes, brinquedistas e brincadores e assim, levar seus filhos e filhas para brincarem juntos.

ENTREVISTA COM: Priscila do Rocio Costa, pedagoga da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Que fatores importantes devem ser considerados no brincar para que seja um brincar de qualidade?

Precisamos estar atentos se oferecemos à criança a autonomia para a escolha do que e com o que quer brincar, ou seja, a criança precisa ser protagonista da brincadeira. Assim, estamos beneficiando o desenvolvimento dela. É válido destacar que a brincadeira de qualidade é aquela realizada entre crianças ou até mesmo quando os pais brincam com seus filhos. A ação do adulto, como parceiro da brincadeira, observador para atender as necessidades que surgem para reorganizar o ambiente, substituir um objeto e criar um novo é o que faz a diferença.

1669 entrevistada priscila do rocio costa celebracao da vida tambem e dia de brincar

Priscila do Rocio Costa, pedagoga da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Como ouvimos, para acontecer o brincar de qualidade é necessário a figura do mediador adulto: pais, professores e outros. Na Pastoral da Criança, existe o brinquedista e o brincador. Qual o papel de cada um deles?

O brinquedista é uma pessoa capacitada, responsável por fazer as brincadeiras acontecerem no dia da Celebração da Vida e em outros momentos de encontro com as crianças e suas famílias na sua comunidade e comunidades próximas. E os brincadores atuam em comunidades próximas em que o brinquedista atua, a fim de que ele possa apoiar, orientar e acompanhar os brincadores. Os brincadores passam por uma capacitação feita pelo brinquedista responsável e junto com ele e com os líderes planejam e organizam, mensalmente, as atividades e brincadeiras para as crianças e famílias deixando esses encontros atrativos e divertidos.

O que é o Dia da Celebração da Vida? E por que o brincar é tão importante nesse dia?

Nesse dia, que acontece uma vez por mês, as famílias se reúnem para celebrar as gestantes e crianças que estão bem e para se ajudarem quando estão em dificuldades. É um momento de encontro, de partilha em que as famílias acompanhadas e voluntários da Pastoral da Criança participam juntos, dialogam, brincam com as crianças e a cada três meses também é realizado o acompanhamento nutricional das crianças pela equipe responsável pela ação. Na Celebração da Vida é valorizado muito o brincar, aquele brincar de qualidade, sem pressa, pois é um momento em que as crianças socializam, se divertem, aprendem juntas e é incentivado a participação das famílias junto com os filhos para fortalecer o vínculo afetivo e estimular esses momentos tão necessários para o desenvolvimento infantil saudável.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1669 - 18/09/2023 - Celebração da Vida é também dia de brincar

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

O que as famílias podem fazer para enriquecer o brincar das crianças?

As crianças precisam brincar todos os dias. Sabemos que hoje em dia é um desafio tirar as crianças de frente das telas, mas é preciso oferecer oportunidades e condições para que elas tenham tempo de interação com outras crianças, com a família em parques, praças e em ambientes ao ar livre. Em casa, os pais também podem, diariamente, reservar um tempo para conversar, ouvir a criança, ler uma história, criar brinquedos com sucata, permitir à criança a criar, decorar e desenhar, isso para ela, com certeza, trará boas memórias afetivas para seu desenvolvimento.

Como o Aplicativo da Pastoral da Criança incentiva o brincar em casa e na comunidade?

O Aplicativo da Pastoral da Criança + gestante oferece informações e orientações sobre a saúde, a nutrição, o desenvolvimento e os direitos da criança. A família, ao baixar o Aplicativo, tem acesso a esses conteúdos e recursos que são grandes apoios. Ao acessar o e-Brinquedos e Brincadeiras, por exemplo, terão em mãos diversas dicas de confecção de brinquedos, brincadeiras com bebês, o resgate de brincadeiras tradicionais, orientações sobre o desenvolvimento infantil, entre outros.

 

Leia a entrevista na íntegra

1669 - 18/09/2023 - Celebração da Vida é também dia de brincar (.PDF)  

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

No Dia da Celebração da Vida, as famílias e a comunidade são orientadas com palestras sobre diversos temas de saúde, higiene e prevenção de doenças. Além disso, os brincadores e brinquedistas animam e divertem a criançada com suas brincadeiras e criatividade. A Pastoral da Criança busca levar vida em abundância para todas as crianças.

 

Dra. Zilda

“Agradeço a Deus porque você tem consciência de que as crianças são o futuro do Brasil e do mundo.”

Papa Francisco

 “Somos Povo de Deus, convidado a viver a fé não de forma individual ou isolada, mas na comunidade, como um povo amado e querido por Deus”.