A Pastoral da Criança foi percebendo, ao longo dos anos, que algumas ações deveriam ser trabalhadas segundo a necessidade das comunidades. Assim, surgiram as ações opcionais: Hortas Caseiras e comunitárias, Comunicadores Populares, Saúde Bucal e Hanseníase, as quais devem ser implementadas após as ações básicas e complementares.

 

Hortas Caseiras

Atualmente, a obesidade é um grande problema em nosso país, que atinge todas as classes sociais. Um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de obesos é a alimentação. A população consome muitos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e poucos alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes.

O que fazemos

Capacitamos líderes para aprenderem mais e compartilharem informações sobre alimentação saudável e plantio de hortas caseiras com as famílias acompanhadas.

Como fazemos

Em três momentos principais, junto às mães e familiares: conversa sobre alimentação; prática na cozinha para preparo e aproveitamento de alimentos; conversa e prática do plantio e cultivo de hortas caseiras. 

Saiba mais em: Livro Alimentação e Hortas Caseiras

Comunicadores Populares

Nas capacitações realizadas os comunicadores populares se tornam capazes de fazer aquilo que estão acostumados a receber pronto. Tornam-se protagonistas da comunicação. Reforçam a espiritualidade à luz da Palavra de Deus ao refletir desafios e dificuldades que os líderes encontram nas comunidades, nas visitas e na celebração da vida.

O que fazemos

Capacitamos jovens na utilização de meios de comunicação popular e comunitária para divulgar as ações e as campanhas da Pastoral da Criança nas bases, suscitamos lideranças para a missão e reforçamos a construção da cidadania.

Como fazemos

Os comunicadores populares utilizam vários meios de comunicação para divulgar informações e as campanhas da Pastoral da Criança na comunidade como:

• montagem de programas de rádio e de jornal mural;

• produções e apresentações teatrais; quadros cênicos, danças culturais e teatro bíblico;

• dinâmicas de apoio às capacitações das ações básicas, complementares e opcionais;

• uso de alto-falantes, produções de notícias e utilização da página eletrônica da Pastoral da Criança na internet, sobretudo no Espaço das Comunidades

Saiba mais em: Livro Ação Comunicação Popular

Saúde Bucal

A Pastoral da Criança tem a preocupação permanente de cuidar da saúde e levar “vida em abundancia” (Jo 10,10) a milhares de crianças do Brasil e de outros países onde atua, em seu contexto social, mental, espiritual e cognitivo. A saúde de boca na infância não poderia ficar de fora desta preocupação.

O que fazemos

Reforçamos o conhecimento dos líderes para que possam orientar com mais segurança as famílias acompanhadas, visando promover a melhoria da saúde bucal de crianças, gestantes e seus familiares.

Como fazemos

Nos contatos com as famílias, os líderes abordam com mais detalhe:

a importância de atitudes e habilidades para a prevenção de cáries e doenças da gengiva; o valor da amamentação materna exclusiva até os seis meses e a alimentação saudável para a saúde bucal; a correta limpeza da boca ao levantar, após as refeições e antes de dormir 

Saiba mais em: Livro - Prevenindo a Cárie e as doenças da Gengiva

Hanseníase

O que fazemos

A Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde, participa da campanha pela mobilização e conscientização sobre a Hanseníase, incentivando as suas lideranças a conhecerem a doença, esclarecerem as famílias e lutarem contra o preconceito que atinge as pessoas com hanseníase.

Como fazemos

Com material didático próprio, a Pastoral da Criança capacita seus líderes conscientizando-os sobre a hanseníase. Os líderes são incentivados a relatarem os casos, encaminharem para o Serviço de Saúde quando há suspeita e acompanhar o tratamento 

Saiba mais em: Livro Orientações para o líder comunitário sobre a hanseníase ou no tema Hanseníase