Relatório do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, tirado em 18 de junho de 2019, revela que os Estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Maranhão são os que possuem o maior número de líderes usando o AppVisita Domiciliar.
O Ceará, melhor colocado no ranking, 19,8% dos 3.082 líderes atuantes estão usando o AppVisita Domiciliar regularmente. Seguidos pelo Mato Grosso do Sul, com 17,6% dos 581 líderes atuantes; Goiás, com 16,7% dos 1.034 líderes; Tocantins, com 15,9% dos 797 líderes; e Maranhão, com 13,8% dos 1.860 líderes. Os dados da da quantidade de líderes atuantes no Estado são do 1º Trimestre de 2019 e da porcentagem que usa o AppVisita regularmente são dos últimos três meses, terminando em junho.
O risco de uma mulher morrer em consequência ou durante o parto cesariana é quase quatro vezes maior que no caso de parto normal. Campeão mundial em cesáreas, o Brasil poderia reduzir os altos índices de mortalidade materna apenas adotando medidas que dispensam ou requerem o mínimo de intervenção cirúrgica para se dar à luz. Em países desenvolvidos, privilegiam-se os procedimentos normais, comprovadamente mais eficientes e menos perigosos tanto para a mãe quanto para o filho.
Dra. Zilda
“Como é bom transmitir amor e alegria a todos, o mesmo amor que Jesus demonstra por cada um de nós”.
Papa Francisco
“Vocês ajudam-nos a compreender que a vida é um belo tesouro que só tem sentido se a dermos”.
O APP Visita foi criado para auxiliar os líderes e coordenações a levar ainda mais informações para as famílias acompanhadas durante a Visita Domiciliar. Baseado nas perguntas do Caderno do Líder, pode ser usado em celulares e tablets e permite cadastrar cada criança ou gestante acompanhada e apresenta orientações e conteúdos específicos para a faixa etária ou semana de gestação.
Além das perguntas da FABs que ajudam a realizar a visita com mais qualidade e a não esquecer de nada, no Aplicativo é possível acessar, sem a necessidade de internet, conteúdos do Guia do Líder e orientações adicionais sobre os assuntos que devem ser abordados em cada visita.Os riscos a curto prazo da cesariana incluem desenvolvimento imunológico alterado, aumento da probabilidade de alergia, atopia e asma e redução da diversidade do microbioma intestinal. A persistência desses riscos até o final da vida é menos bem investigada, embora uma associação entre o uso de cesariana e maior incidência de obesidade infantil tardia e asma seja freqüentemente relatada.
Por exemplo, se você está visitando o pequeno Felipe, de 2 meses, além das orientações relacionadas à idade dele, será possível ter em mãos assuntos importantes para serem conversados com os pais, pontos de atenção e conteúdos pensados para ajudar você, líder, a orientar as famílias em cada uma das Visitas - sempre com a página que conta no Guia do Líder relacionada. Ou seja, ajuda a ter em um só lugar as informações importantes que devem ser conversadas com os pais ou com a gestante.
E não esquecendo que se o líder usar o aplicativo, não será mais necessário preencher o Caderno do Líder impresso e nem enviar FABS impressa – o que ajuda a economizar papel e combustível do transporte deste material da Coordenação Nacional até as comunidades, além de preservar o meio ambiente. Basta sincronizar (envio das informações para a coordenação nacional) ao fim do dia que realizou a visita/celebração da vida, ou ao fim do mês.
A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança parabeniza os líderes, coordenadores, multiplicadores, capacitadores e todos os envolvidos nos Estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Maranhão pela missão e iniciativa de levar, por meio do AppVisita Domiciliar, ainda mais informação e vida para as crianças, gestantes e famílias acompanhadas. É a tecnologia a serviço da Vida em Abundância!