Iniciou na sexta-feira (20), em todo o país, a Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática, iniciativa da Executiva Nacional da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, composta pelas entidades OAB, CNBB, MCCE (autores do Ficha Limpa), Contag, CTB Nacional, CUT Brasil, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e UNE. A ação quer debater a necessidade de uma reforma política no Brasil e coletar assinaturas.
A proposta é alcançar pelo menos 1,5 milhão de assinaturas da população para que a tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas aconteça mais rápido. Na semana, a coleta de assinaturas será intensificada, mas continuará após o encerramento da atividade.
Para participar, pode-se imprimir o formulário através do site e coletar assinaturas, ou procurar espaços como igrejas, onde o documento já está disponível. Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado para a Secretaria Nacional da Coalizão.
Carta da CNBB sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política
Manifesto
A Coalizão teve início em agosto de 2013, quando a CNBB, OAB e outras entidades aprovaram o Manifesto da Sociedade Civil pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. O movimento atualmente é formado por 103 das mais representativas entidades e movimentos sociais do país.
A coleta de assinaturas e o debate foi intensificado na tentativa de conter a recente proposta da Câmara dos Deputados de criar e instalar imediatamente a Comissão Especial para discutir as PEC nº 344/2013 e nº 352/2013, o que para o movimento “representa uma verdadeira contrarreforma política”.
Está previsto para esta terça-feira (24), um ato em frente ao Congresso Nacional, na tentativa de problematizar a questão do financiamento empresarial de campanhas políticas. Outra ação deve acontecer na quarta-feira (25), quando lideranças do Congresso Nacional devem receber represenantes do movimento para discutir questões sobre a reforma política.
Assista ao vídeo de apresentação do projeto:
{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=0t3wQsIKPqk{/youtube}