Serão mais de 12 horas de voo, três conexões, mais uma escala. Se fosse em linha reta, a distância entre Cruzeiro do Sul, município do Acre, e Curitiba, no Paraná, seria mais de três mil quilômetros. Mesmo assim, cinco líderes da Pastoral da Criança irão encarar todos estes números e formam a caravana que representará o estado na Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças, que acontece no dia 10 de janeiro de 2015. “O sonho era conhecer a Coordenação Nacional, então eles ficaram felizes com o convite em participar”, conta Cheiza Souza Melo, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Cruzeiro do Sul.
Com a confirmação da caravana do Acre, todos os estados estarão representados na Celebração Dra. Zilda
Os escolhidos para representar a Diocese de Cruzeiro do Sul são os líderes mais antigos em atividade na Pastoral da Criança local. A indicação aconteceu em setembro, quando foi aprovado por todos os líderes, que até assinaram um documento, autorizando que uma parte do prêmio ganhado no Desafio Dança da Galera, promovido pela Rede Globo de Televisão, fosse utilizado para a compra de passagens.
“É um privilégio muito grande ser escolhida”, afirma Maria Alzunívia de Melo, líder da Pastoral da Criança desde 1995. Ela, que conheceu a Pastoral da Criança quando teve uma criança da família atendida, acredita que a vinda à capital paranaense além de celebrar o trabalho fundado pela Dra. Zilda, será um momento de troca de saberes com outros voluntários. “É uma alegria participar desta obra da Dra. Zilda, do que ela deixou de ensinamento. E também vai ser uma oportunidade de conhecer novas lideranças e trocar experiências com os líderes de outros lugares”.
Com a confirmação da vinda dos acreanos, todos os estados do país estarão presentes na Celebração Dra. Zilda. Até o momento, mais de 15 mil pessoas pelo Brasil já confirmaram a vinda à Curitiba.
Hospedagem
A caravana do Acre faz parte do grupo de peregrinos que ficará em casas de famílias, em Curitiba. A Pastoral da Criança continua aceitando inscrições de pessoas das diversas paróquias de Curitiba para hospedar os peregrinos. Ainda há necessidade de acomodação para três mil pessoas. “Quereremos contar com o serviço e colaboração dos jovens, famílias, de todos os paroquianos que estejam dispostos a ajudar durante a Celebração”, lembra o seminarista Evanderson Luiz de Abreu, que auxilia na busca de casas e voluntários para o evento na paróquia Bom Pastor, no bairro Vista Alegre.