Para ampliar sua atuação nos municípios brasileiros com os maiores índices de crianças pobres, a Pastoral da Criança desenvolve, desde 2013, um projeto de expansão. A iniciativa envolve uma ação intensificada da coordenação nacional, de coordenadores locais, líderes, missionários e populações das comunidades, com o objetivo de conquistar mais voluntários, acompanhar mais famílias e envolver a sociedade no compromisso de cuidar da vida das crianças que mais precisam, desde a gestação.
Representantes da coordenação nacional da Pastoral da Criança, dos setores em expansão e da Vale.
Este projeto conta também com a parceria da Fundação Vale, que dentro da proposta, envolve alguns municípios dos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo, garantindo sempre a metodologia desenvolvida pela Pastoral da Criança.
Nelson Silveira, que atua na Vale em São Luís e acompanha a parceria desde o início, afirma que esse apoio representa o reconhecimento do que a Pastoral da Criança já realiza em todo o Brasil e um esforço para que chegue a mais pessoas, levando mais vida e qualidade de vida. “Para nós, é uma alegria e uma satisfação poder contribuir para que esse trabalho cresça e saber do benefício que traz para as comunidades em que estamos ou somos vizinhos. Especialmente nas áreas mais carentes, é uma atuação que leva qualidade de vida e, muitas vezes, a própria vida”, diz.
Encontro reúne coordenadores e missionários do projeto de expansão
De 13 a 15 de agosto, em São Luís, no Maranhão, aconteceu uma reunião de representantes dos setores do Maranhão e Pará que participam do projeto de expansão, incluindo os apoiados pela Vale.
Durante as atividades, os participantes relataram histórias de sucesso da atuação dos voluntários e missionários em suas dioceses, compartilharam estratégias adotadas e dificuldades enfrentadas, apresentaram os resultados obtidos até o momento e elaboraram novos planos de ação e metas para os próximos meses. Também houve um momento troca de experiências com analistas da Vale que atuam nas comunidades – Renata, Débora e Rafael.
Além disso, o encontro proporcionou momentos de renovação da espiritualidade e reflexões sobre a missão da Pastoral da Criança. “Esses encontros nos fortalecem, nos animam, nos dão mais motivação para continuar e realizar mais”, declarou a nova coordenadora do setor de Imperatriz (MA), Suely Cavalcante dos Santos.
O próximo encontro reunirá representantes de municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Será realizado de 26 a 28 de agosto, na sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR).
Leia também