A convite do governo do estado do Paraná, a Pastoral da Criança esta participando do projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no Paraná", que será levado a mais 56 escolas da rede estadual e, a partir de 2014, mais de 30 mil alunos receberão informações sobre alimentação saudável com as hortas escolares. Todas as regiões do estado, dos 32 núcleos regionais de Educação terão pelo menos uma escola atendida com o programa.
Desde o ano passado, 14 escolas estaduais já participam do projeto e para a segunda fase, a Secretaria de Estado da Educação faz treinamento continuado para professores e pedagogos das próximas 56 escolas. A capacitação começou nesta terça (4) e segue até quinta-feira (5).
O programa foi idealizado pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) e atinge cerca de 600 municípios no Brasil inteiro. No Paraná o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Pastoral da Criança.
RESULTADOS – A coordenadora técnica nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, Nádia de Almeida Nunes, participou da abertura da capacitação e afirmou que o Paraná tem se destacado dentro do programa. “Mobilizar os municípios para compartilhar informações, parcerias com a Pastoral da Criança e com a Emater fazem diferença para que o projeto aconteça”, afirmou Nádia.
O objetivo do projeto é promover a educação nutricional com ações pedagógicas e práticas, melhorar hábitos alimentares, incentivando assim a alimentação saudável. No projeto, os alunos aprendem sobre educação nutricional, manuseio do solo e sustentabilidade, com base na agroecologia. Em todas as 14 escolas onde o programa já é desenvolvido as atividades nas hortas fazem parte do cotidiano escolar.
A diretora Isanete Maria de Souza Gonçalves, do Colégio Estadual Dom Bosco, de Cianorte, explicou que a região abriga muitos agricultores, o que permitirá aos alunos levarem o conhecimento adquirido com a família. “A interdisciplinaridade que a horta oferece também vai trazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem. A horta vai contribuir para enriquecer ainda mais o nosso currículo”, disse a diretora.
PARCERIAS – Para o coordenador nacional adjunto e coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Nelson Neumann Arns, a parceria entre a Secretaria da Educação, a Pastoral da Criança e a Emater é fundamental para o sucesso das hortas nas escolas estaduais. “Unimos o conhecimento dessas instituições para que juntos possamos transformar de fato a saúde dessas crianças, para que tenham hábitos alimentares saudáveis. Nosso objetivo é chegar a todas as escolas do Paraná”, afirmou Nelson Arns.
O presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, explicou que a o instituto dá orientação técnica desde o preparo dos canteiros até a condução das culturas e a colheita, para que as hortas possam ser produzidas dentro de padrões técnicos, sem uso de agrotóxicos.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria, Jaime Sunye Neto, o conhecimento sobre educação alimentar que os estudantes vão receber será levado para toda a vida. “É importante saber como se alimentar corretamente, como evitar a desnutrição e a obesidade”.
Agência de Noticias do Paraná – Site – 03/09/2013