O acompanhamento da gestante, desde os primeiros meses de gestação é uma das prioridades do trabalho da Pastoral da Criança. Quanto mais cedo a gestante receber as orientações do líder e iniciar o pré-natal, melhor será a sua gestação. Inspirada nas orientações do dicas 52 “Quando somos chamados a assumir atitudes e posições corajosas”, a equipe da Pastoral da Criança de Araguaína (TO), realizou um grande mutirão em busca da gestante, indo nos locais mais necessitados da cidade.
No início de abril deste ano, a coordenação local da Pastoral da Criança de Araguaína/TO, realizou um mutirão de busca da gestante. Diversas equipes visitaram vários bairros da cidade, encontrando um total de 150 novas gestantes. As visitas foram realizadas nos bairros mais pobres da cidade e foram encontrados muitos problemas. Gestantes vivendo em áreas de risco, sem saneamento básico, luz e água encanada. Algumas gestantes vivam em áreas de prostituição e eram dependentes químicas.
As gestantes encontradas não conheciam a Pastoral da Criança e após conversarem com os líderes e conhecerem os laços de amor, aceitaram ser acompanhadas. As visitas do mutirão em busca da gestante foram realizadas em parceria com os acadêmicos do curso de patologia da ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos).
Diante dos problemas encontrados e das solicitações das gestantes, a coordenadora do setor, Helismeire Araujo e demais voluntários, foram até a Câmara de Vereadores mostrar a realidade encontrada e relatar os problemas que as famílias estavam vivenciando nas questões de assistência e políticas públicas. “ A Câmara de Vereadores se prontificou em verificar a situação e irá encaminhar ações de assistência social para os problemas mais urgentes, vamos trabalhar em conjunto”, conta a coordenadora do setor.
Também foram encaminhados ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde. “Em parceria com a Secretária de Saúde, vamos começar a divulgar palestrar para as gestantes, nos postos de saúde, levando nosso material dos laços de amor e também falando sobre a importância dos primeiros mil dias na vida da criança. Essa ação reforça nosso compromisso de acompanhar a gestante desde os primeiros meses,” relata Helismeire.
Mutirão em busca das gestantes
Para encontrar as gestantes da comunidade e acompanhá-las desde o início da gravidez, a Pastoral da Criança promove a cada 3 meses o "Mutirão em busca da gestante", onde os líderes, junto com o coordenador, mapeiam a comunidade para organizar as visitas às famílias.
No Brasil, muitas crianças morrem nos primeiros dias de vida, a grande maioria por causas que podem ser prevenidas. O acompanhamento das gestantes pela Pastoral da Criança, de modo geral, inicia-se muito tarde, seja porque o líder não sabe que há grávidas nas famílias cadastradas, pela gestante esconder a gravidez ou por qualquer outro motivo.
O pré-natal foi criado para proteger o bebê e a mãe, durante a gravidez, por meio de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais. Visitar todas as casas da comunidade é a melhor maneira para encontrar as gestantes que ainda estão sem acompanhamento.
Saiba mais sobre o Mutirão em busca das gestantes