topo azul

ReisMagosUma lição de solidariedade para toda a vida e 24 mil reais. Convertidos, o valor chega aos seis mil dólares. Esse foi o resultado financeiro da Campanha Pequenos Reis Magos, promovida por crianças, adolescentes, catequistas, bispos e párocos de três municípios pelo Brasil para apoiar a Pastoral da Criança. A entrega dos valores, com representantes de paróquias de Campo Largo e Curitiba, no Paraná, e Bayeux, na Paraíba, aconteceu na tarde deste domingo (10), no Museu da Vida e reuniu cerca de 150 pessoas. O valor arrecadado, que deve beneficiar pelo menos 530 crianças de Guiné-Bissau, um dos países mais pobres da África, ao longo de um ano, deve chegar ao país ainda no mês de janeiro, segundo a coordenação da Pastoral da Criança Internacional.

Durante os meses de novembro, dezembro de 2015, e janeiro de 2016, mais de 400 crianças e adolescentes vestidos de Reis Magos visitaram famílias para abençoar as casas e arrecadar o valor que servirá para colaborar com as ações da Pastoral da Criança no país africano. Para o Padre Jorge Ivan, da paróquia São João Batista, de Bayeux, Paraíba, outro grande ganho da ação foi a interação da comunidade. “A campanha envolveu toda a paróquia e animou as famílias. Foi um trabalho maravilhoso”, avalia. Além da Bayeux, em Campo Largo participaram as paróquias do Senhor Bom Jesus, São Sebastião (da Rondinha), e em Curitiba, Paróquia Bom Pastor. 

O coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann, lembrou da sua visita ao país e a situação em que vivem as crianças lá, e contou aos participantes sobre essa experiência durante a celebração. “Qualquer recurso faz muita diferença. Eu tenho certeza que essas crianças vão ter muita vida, e vida em abundância”, disse. Para a campanha de 2016, que deve iniciar em novembro, a entidade já conta com o apoio dos bispos de Joinville (SC), Caçador (SC) e Maringá (PR).

O valor arrecadado com a campanha, e convertido para a moeda local, foi transferido para Guiné-Bissau no dia 21 de janeiro. Confira o recibo de transferência do recurso.

Participação

Cerca de 40 crianças compareceram à celebração presidida por Dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba, e puderam dar seus testemunhos sobre a participação na ação aos pais, catequistas e demais familiares que estiveram presentes. Roberto Almeida Barbosa, 9 anos, veio da Paraíba representando o grupo de Bayeux. Para ele, além das descobertas sobre a situação que vivem as crianças no país africano, o mais interessante da campanha é saber que “esse dinheiro era arrecadado para ajudar outras crianças”, afirma.

Para a mãe de Amanda dos Santos Silva, de Campo Largo, Eliane dos Santos Silva Kupka, a participação da filha no projeto foi um "ganho na vida" da menina. Ela acredita que a experiência vai colaborar no crescimento da filha. “É importante que ela participe, conheça o mundo e saiba que há crianças que vivem de modos diferentes”, afirmou.

Lembrança

A missa marcou também os seis anos de morte de Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança. Para o coordenador da Pastoral da Criança Internacional e filho de Dra. Zilda, Dr. Nelson, recordar a partida da fundadora junto com os Pequenos Reis Magos serve para inspirá-los a atuar para que "outras crianças tenham vida plena".

Veja a cobertura da Tv Evangelizar: