O Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças foi realizado no Colégio Santa Inês (CSI) caracterizando-se como atividade interna, informativa e celebrativa. A atividade foi planejada para ser um momento vivencial de cada grupo de estudantes com seus educadores. Contou com a participação especial do Núcleo de Pastoral da escola, na organização e dinamização; com o envolvimento de participantes do grupo de Formação Ética realizado no CSI em maio e julho/2010 e com a presença de representantes da Pastoral da Criança de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.
As atividades do Dia de Oração tiveram como público alvo 130 crianças de Educação Infantil, 340 do Ensino Fundamental I e 89 pré-adolescentes de 5ª série do Ensino Fundamental II, juntamente com seus 29 respectivos educadores contabilizando um total de 559 participantes da comunidade escolar, nas faixas etárias de 04 a 11 anos.
Cada grupo de estudantes pode vivenciar dois momentos distintos, metodologicamente planejados a fim de constar de um momento inicial em que as crianças foram informadas sobre a natureza e origem da celebração do dia 20 de novembro a partir da exploração do logo do evento, sendo destacado o aspecto da diversidade e multiculturalidade entre as crianças do mundo.
Após foram convidadas a assistirem a um vídeo elaborado pela Pastoral da Criança. Através desse vídeo, os participantes foram sensibilizados de que existem outras tantas realidades, diversas das realidades deles, crianças que podem participar de uma escola privada. Puderam ver crianças sem escola, com poucos cuidados de saúde, com precários recursos de moradia e pouco ou nenhum acesso a atividades culturais.
No seguimento, cada turma pode fazer memória, recordando o ano escolar e sua parcela de envolvimento solidário na vida de outras crianças mais necessitadas. Foram elencadas fotos de campanhas solidárias realizadas pelos grupos de estudantes e seus professores, sendo retomado o sentido de cada ação. Dessa forma, os estudantes foram fazendo uma recordação da vida e das ações que eles mesmos realizaram durante o ano de 2010 em prol de outras crianças, de modo que todos se sentiram envolvidos no Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças.
Como terceiro momento, cada turma de estudantes se deslocou para um ambiente diferenciado para elevar a Deus uma prece. Assim as crianças foram fazendo sua oração, por meio de recortes de revistas, pelas crianças que são felizes e tem uma família que as cuidam e as protegem, pelas crianças que tem escola e recebem uma educação de qualidade, mas também fizeram preces por aquelas muitas crianças que têm que trabalhar desde a tenra idade, por aquelas que são vítimas de abuso sexual, por aquelas outras sem teto, sem alimentação adequada, as muitas que vítimas do consumismo e da exploração comercial na TV.
Por fim, cada grupo de crianças foi convidado a recitar a Oração do Dia Mundial de Oração tendo esta, sido sintetizada e adaptada no caso do grupo de crianças de 04 a 07 anos.
Colaboração: Teresinha Dorigon Vieira – iens / Porto Alegre- Brasil