“Estamos saindo de um quadro de desnutrição e indo para a obesidade”. A afirmação da nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Caroline Dalabona, foi feita durante uma capacitação em alimentação e hortas caseiras no Centro de Formação Sagrada Família, no Ipiranga. A formação, entre os dias 13 e 15 de março, reuniu multiplicadores de diferentes partes do estado de São Paulo. Na ocasião, ficou clara uma preocupação com a mudança na alimentação do brasileiro, que deixou de comer cereais, frutas e legumes para consumir produtos industrializados.

A mudança de comportamento vem atingindo todas as classes sociais. Por isso, a Pastoral da Criança desenvolveu uma ação para informar sobre como deve ser uma alimentação adequada. “O objetivo é levar o conhecimento sobre alimentação saudável e a prática de hortas às famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança”, explica a nutricionista.

O curso desenvolvido em São Paulo trouxe voluntários da Pastoral da Criança para discutir essa questão e ter acesso a uma apostila elaborada sobre o tema. Esses multiplicadores repassarão o que foi aprendido para capacitadores de sua região, que levarão as informações para suas comunidades por meio das líderes. Essa é a forma que a Pastoral da Criança utiliza para multiplicar o conhecimento entre seus voluntários. Na base, as líderes, que visitam famílias com crianças até seis anos, desenvolverão experiências visando criar o hábito da alimentação saudável.

Voluntárias da Pastoral da Criança em São Paulo na capacitação de alimentação e hortas caseiras.

Receita Saudável: Suco de laranja com cenoura

Ingredientes
4 laranjas (ou suco de dois limões)
2 cenouras
1 litro e meio de água
Modo de fazer
Bater no liquidificador as cenouras com a água. Coar e bater o líquido com as 4 laranjas sem cascas e sem sementes. Coar novamente. Se a laranja estiver doce, não precisa adoçar. Já os resíduos que sobraram da cenoura batida devem ser reaproveitados no arroz ou na farofa, pois contêm vitaminas.

Fonte: Alimentação e hortas caseiras na Pastoral da Criança, 2009.
Por: Cristiane Reimberg - Assessora de Comunicação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 26/03/09