Como Família Pastoral da Criança, os multiplicadores e coordenadores de Setores dos Estados do Amazonas e Roraima encontraram-se em Manaus entre os dias 16 e 18 de dezembro para participarem da Formação Contínua Integrada com a presença e apoio de Ana Ruth Rezende Goés – Assessora da Coordenação Nacional. Todos participaram das mini-oficinas que trataram do Guia do Líder, do papel do Articulador de Políticas Públicas, da EJA, da Saúde Bucal, da ação Brinquedos e Brincadeiras, da Hanseníase e de Segurança Alimentar, além da própria formação contínua dos multiplicadores do Guia do Líder 2007.
Os grupos foram passando pelas oficinas, numa troca de experiências, num aprendizado comunitário. Os participantes redescobriram e reafirmaram sua vocação de missionários junto às suas bases, como falou Dom Mário Antônio, bispo auxiliar de Manaus, em visita ao encontro, as nossas Galiléias, nossa área de missão, a Pastoral da Criança.
Assim tão próximo do Natal, cada um vivenciou a necessidade de ser portador da paz junto aos seus setores e ramos, na árdua e urgente tarefa de construir a justiça, ação de caráter verdadeiro do Reino de Deus, na esperança que o Cristo, o Emanuel nos trouxe e presenteou e da qual somos mensageiros pelos rios e estradas, pelos campos e florestas de nossa região.
Assembléia Avaliativa do estado do Amazonas
Nos dias 14 e 16 de dezembro de 2010 aconteceu em Manaus a Assembleia Avaliativa da Pastoral da Criança do estado do Amazonas, com a assessoria de Ana Ruth Rezende Goés da Coordenação Nacional.
No início tivemos uma manhã de aprofundamento da Missão da Pastoral da Criança com a Irmã Letícia Pontini, PDDM. Depois da Assembleia foi eleito o Conselho Econômico Estadual: membros titulares – Sr. João Ronaldo Melo Mota, Sr. José Edimar de Araújo Silva e Sra. Maria da Conceição Ataíde Marques; membros suplentes – Sr. Harley Freitas Liberato, Sr. Manoel do Socorro de Freitas e Sr. Jorge Soares. Também houve a eleição da suplente da coordenação estadual, a Sra. Sandra Maria Tôrres de Brito.
Durante a Assembleia foi trabalhado com os coordenadores de Setores e coordenadores de núcleos, pontos importantes dos avanços e o que precisa ser trabalhado para que possa ser alcançados os objetivos da Pastoral da Criança.
Após a reflexão feita pelos coordenadores dos setores, Ana Ruth se pronunciou sobre a Formação Contínua Integrada, mostrando a importância e o compromisso de cada um como discípulos missionários.
Colaboração: Ana Ruth Goes