Sorrisos, gritos, olhos brilhantes e esperançosos adornaram a última celebração da vida de 2010 na Paróquia São João Batista, em Campinas (SP), realizada na manhã de 18 de dezembro, e animada pela presença do Palhaço Tito-Tico, “Cara de Penico”. A meninada, as mães e alguns pais se descontraíram com brincadeiras e magias, sob o som de gargalhadas e música. As líderes e apoios se dividiram nas tarefas de pesagem, preparo do almoço, distribuição de brindes e ainda sobrou um tempinho para – por que não? – acompanhar as palhaçadas.
A comunidade São João Batista está localizada em uma região periférica de Campinas, no Jardim Telesp, e atende 105 famílias e 125 crianças. Graças ao trabalho de quatro líderes e quatro apoios da Pastoral da Criança, mães, pais e crianças desenvolveram o gosto por participar com afinco das atividades mensais, em que aprendem como melhorar suas próprias vidas. Portanto, eles participaram da confraternização de maneira afetuosa e interessada, sem pressa de irem embora para suas casas.
À frente da organização da festa, Aparecida Lucia Vidotti da Cruz – que era a responsável pela Pastoral São João Batista até ser escolhida, no final de 2010, para coordenar todas as pastorais do Setor Campinas, que engloba várias outras cidades da região – se alegra ao ver que, aos poucos, as sementes plantadas geram frutos. E é graças à determinação dessas líderes e apoios que a comunidade pode receber atenção para que as mães e seus filhos possam ter uma vida mais digna.
O desafio de todas as pastorais, de zelar pela qualidade de vida das comunidades que acompanham, é uma constante. Para Aparecida Lucia Vidotti, o que mais estimula é saber que pode sempre contar com o apoio de pessoas dedicadas e presentes. “O sentimento maior mesmo é o de servir e de contribuir para que todos tenham vida. O mais bonito é que você sabe que em toda comunidade tem pessoas contribuindo, trabalhando”, explica.
Colaboração: Rosane de Bastos