Após um ano da testagem do Material Educativo dos Comunicadores Populares da Pastoral da Criança nas Cinco Regiões do país a I Capacitação em nível Nacional foi realizada no Estado do Rio Grande do Norte nos dias 25 a 26 de julho de 2009, no Centro Pastoral “Pe. Antônio Vilela” na Paróquia Nossa Sra. da Candelária em Natal-RN. Orientada pela jornalista coordenadora do Projeto na Coord. Nacional Ir. Núbia Maria da Silva que trabalhou técnicas de comunicação e jornalismo popular.
Os 22 líderes entre jovens e adultos capacitados produziram uma peça de teatro: “No Sítio Nasce uma Criança” para ressaltar a importância da Campanha Nacional da Pastoral da Criança contra a morte súbita de bebês e um “Grupo de Produção de Textos e de Notícias” para divulgar nas paróquias e imprensa local as notícias sobre a Campanha “Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro”.
Curiosa foi a novidade do bibliodrama com as dinâmicas ao utilizar tecidos, retalhos, argila e quadros cênicos que enriqueceu o momento para reforçar a espiritualidade do comunicador popular que deve fazer a diferença no ato de comunicar as Ações da Pastoral da Criança.
A avaliação sobre a temática da forma correta do bebê dormir apresentada no teatro deixou claro que alguns profissionais e técnicos em Postos de Saúde estão resistentes à mudança do paradigma que o bebê deve dormir de lado. Isso despertou o interesse dos participantes para, além de capacitar comunicadores populares nas bases realizar um trabalho de sensibilização junto aos técnicos de saúde, comunidades e famílias da importância da campanha.
Levantamento quantitativo de Unidades Básicas de Saúde nos municípios, elaboração de notícias para os jornais paroquiais e comunitários, produção das técnicas de teatro popular, coreografia, Jornal Mural e utilização do Blog da Pastoral da Criança serão os meios de comunicação para divulgar a campanha contra a morte súbita de bebês no Estado. Com isso os comunicadores criaram um “E-mailGrupo”: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para se articularem no RN.
A coordenadora da Área Natal-Centro da Pastoral da Criança Francisca das Chagas Evaristo da Silva, 49, da comunidade de Nova Descoberta na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Natal-RN irá articular o grupo de capoeira da comunidade para se apresentar nas rodas a temática da campanha. Isso, desde a confecção de camisetas dos capoeiristas, cantos ao som dos birimbaus e golpes da arte-luta dança com a barriga para cima.
Capacitadores de Comunicadores Populares da Pastoral da Criança
(Estado do RN)