A Pastoral da Criança, regional Tocantins realiza nesta sexta-feira a domingo (10 a 12 de dezembro), no Centro Pastoral Marista, em Palmas, o Encontro Estadual da Pastoral da Criança no Tocantins. Atualmente a Pastoral do Tocantins está presente em 98 municípios do Estado e sete do estado de Goiás, atendendo mais de 12 mil crianças.
Na pauta do encontro que começa ao meio dia desta sexta-feira, pré-avaliação das ações de 2010, planejamento para 2011 e eleição para o próximo coordenador da Pastoral no Tocantins, que substituirá a coordenadora Estadual, Ediléia Araújo Santana. O Encontro contará com a presença dos mais de 30 coordenadores de setor, multiplicadores regionais e ainda a presença de Dom Felipe, responsável pela Pastoral da Criança no Estado.
O coordenador estadual será indicado, em lista tríplice, pelos coordenadores de setores. A Coordenação Nacional apresentará a lista tríplice ao Bispo Dom Felipe responsável pela Pastoral da Criança no Estado, para que se faça a escolha e ratificação de um dos nomes.
A Pastoral da Criança promove à saúde, a educação, a segurança alimentar e o controle social para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades mais pobres. A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil, em 4.066 municípios e 42.314 comunidades.
Promove a participação da Pastoral da Criança nos Conselhos de Saúde, da Educação, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Segurança Alimentar em seus diferentes níveis, e em outras instituições que possam influir nas políticas públicas relacionadas com a criança e a família. (Informações da ascom do evento)