A Pastoral da Criança da Diocese de Jequié, celebra nos dias 04 e 05 de dezembro o II Congresso Diocesano em comemoração ao Dia Nacional da Pastoral da Criança, Colégio Social. O evento é em homenagem àquela que deu sua vida em promoção dos menos favorecidos. Com o tema: Vida e Missão, lema: Drª. Zilda modelo de fé e vida o Congresso retratará a história e ação missionária de Zilda Arns e a dedicação dos líderes voluntários em defesa da vida.
O Dia Nacional da Pastoral da Criança foi instituído através da Lei nº 11.583, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de novembro de 2007.
Ações simples como visita domiciliar, celebração da vida e reunião de avaliação e reflexão ajudam a salvar vida. Em Jequié, a Pastoral está presente em todas às 23 cidades que formam a Diocese. São mais de 770 líderes voluntários atuando em 214 comunidades acompanhando cerca de 7.300 famílias, 8.900 crianças menores de seis anos de idade e 389 gestantes, recebendo orientações sobre o valor nutritivo, ajudando a identificar a desnutrição, a fortalecer o aleitamento materno, e tantas outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis.
A Coordenadora Nacional, Irmã Vera Lúcia Altoé, vem a Jequié pela primeira vez, para conhecer as lideranças e celebrar conosco desse dia, participando do Congresso.À noite do sábado (04), ela se reunirá com a imprensa e em seguida com os coordenadores paroquiais e de ramo, bem como toda equipe de formação diocesana para explanar sobre o tema: Missão e Serviço na Pastoral da Criança. No domingo a concentração das lideranças será no Colégio Social com várias apresentações culturais, animação, palestras, oficinas para as crianças e a celebração da Missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Cristiano Krapf.
Mudança de Coordenação
Além de festejar o Dia da Pastoral da Criança o Congresso tem a finalidade de passar a Coordenação Diocesana, pois segundo regimento da própria Pastoral, um coordenador só poderá ser reeleito por quatro (4) mandatos consecutivos com duração de dois anos, totalizando assim, oito (8) anos de coordenação. A Irmã Maria Luiza Mota da Silva, atual coordenadora Diocesana, completou seus oito anos e passará a missão de coordenar para a Ir. Maria Lúcia Souza Silva, que também faz parte da Congregação Medianeira da Paz.
DIA 04 DE DEZEMBRO
Horário: 19h- Encontro com a imprensa: Tema: Dia Nacional da Pastoral da Criança;
Logo após, palestra e reunião da Ir. Vera com os coordenadores da Pastoral da Criança;
Tema: Missão e Serviço na Pastoral da Criança.
Local: Av. Arthur Sanches,56 – Mandacaru.(mesmo local do Encontro com a imprensa)