O Instituto Trata Brasil conta, a partir de hoje, com o engajamento de sua mais nova Embaixadora, a Professora Dra. Sueli Gandolfi Dallari, da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo. Dallari irá compor o grupo de Embaixadores que apóiam as ações do Instituto Trata Brasil pela mobilização da sociedade civil para garantir a universalização do saneamento básico.
A Dra Sueli Dallari foi convidada para representar o Trata Brasil pela influência que exerce sobre alunos, professores, atores sociais na área de Direito Sanitário e famílias brasileiras a respeito da importância do saneamento para garantia do direito à saúde.
A área de Direito Sanitário é muito vasta e envolve também o estudo da legislação que visa, através das normas federais, estaduais ou municipais, eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde ou a intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. O Direito Sanitário trabalha, portanto, com as normas que regulam a produção e circulação de bens de consumo que se relacionem com a saúde, assim como controlem a prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
A especialista concluiu o doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), em 1984. Atualmente, é professora titular da mesma Universidade e atua na área de Direito Sanitário, além de atuar no Centro de estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA). Seu campo de trabalho é, principalmente, o direito sanitário, a saúde pública e a ética em saúde.
Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.
Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.
Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Saint-Gobain, Acqua Manager, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agencia Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Fundação Nacional dos Urbanitários (FNU) e Instituto Brasil PNUMA. Visite o site www.tratabrasil.org.br.
Mais informações
Instituto Trata Brasil – Comunicação
Milena Serro (11) 3021-3143 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.