A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Teresina encerra neste domingo (17), na Obra Kolping, Dirceu Arcoverde, o curso sobre recursos hídricos, especialmente voltado para o uso e conservação da água em cisternas.

 



O curso reúne líderes da pastoral dos municípios de Valença, Lagoa do Sítio, Francinópolis, Angical, Amarante, Santa Cruz dos Milagres, Elesbão Veloso, Novo Oriente, Demerval Lobão e Teresina.

Rejânia Rocha, coordenadora diocesana da Pastoral da criança da Arquidiocese de Teresina, disse que como a água como é um dos principais alimentos e fazem parte do dia a dia das famílias, especialmente das crianças que são acompanhadas pela pastoral por isso a preocupação com seu uso e conservação.

“Estamos ensinando como tratar a água que vamos beber, porque se não for bem tratada pode oferecer sérios riscos de contrair doenças, principalmente às crianças” diz a coordenadora.

Rejânia disse ainda que a Pastoral da Criança  tem preocupação especial com as famílias que vivem no semi-árido e que precisam de água bem cuidada que não provoque doenças. “Estamos capacitando  nossas líderes que serão multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos, para orientarem as famílias a buscarem as instituições para conseguirem uma cisterna para cada família” orienta Rejânia.

O programa federal um milhão de cisternas para o semi-árido, trabalha com instituições como  a Articulação do Semi-árido – ASA, a Cáritas Brasileira  além de instituições governamentais nos Estados e municípios.

Fonte: http://www.acessepiaui.com.br